Por causa dos celulares, Nikon deve abandonar câmeras SLR

1 min de leitura
Imagem de: Por causa dos celulares, Nikon deve abandonar câmeras SLR
Imagem: AdrianHancu/Getty Images

A Nikon, marca centenária japonesa de eletrônicos, deve abandonar em breve a fabricação de novos modelos de câmeras reflex monobjetivas (SLR). Apesar da decisão, a marca continuará produzindo e distribuindo os modelos já existentes, enquanto focará no desenvolvimento de produtos mirrorless (sem espelhos e com lentes intercambiáveis).

A informação foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo jornal Nikkei. Segundo o veículo, a saída da Nikon do mercado de SLRs se deu por causa do aumento da concorrência com câmeras de celulares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mercado de câmeras portáteis explodiu entre o final e o começo deste século. As câmeras digitais chegaram a representar 80% das vendas de todos os tipos de câmeras no mundo. Contudo, os smartphones, praticamente “sepultaram” esse setor da economia, já que os aparelhos começaram a ter lentes cada vez melhores e com valores mais acessíveis.

Nikon

Outro aspecto bastante relevante para mudar o comportamento dos consumidores foi o advento das redes sociais. Depois da chamada “Web 2.0”, as mídias sociais se transformaram em ambientes de proliferação de fotos casuais e exigia que os arquivos pudessem ser publicados com mais facilidade e rapidez, o que privilegiou os celulares.

A também japonesa Canon, que lidera o mercado de SLRs e é a principal concorrente da Nikon, já havia anunciado no ano passado que o modelo EOS-1D X Mark III seria a última flagship de DSLR.

Nikon nega

Após a publicação da matéria da Nikkei, a Nikon se posicionou publicamente sobre o assunto. Um comunicado publicado no site oficial da marca chama a informação de “especulação”.

“Houve uma matéria na mídia sobre a saída [da Nikon do setor] de fabricação de SLR. Este artigo de mídia é apenas especulação e a Nikon não fez nenhum anúncio a esse respeito. A Nikon continua a produção, vendas e serviço de SLR digital”, diz a nota.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.