Brasília será a primeira cidade com 5G 'puro'; veja as próximas

2 min de leitura
Imagem de: Brasília será a primeira cidade com 5G 'puro'; veja as próximas
Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que Brasília será a primeira cidade brasileira a receber a ativação das redes de 5G. De acordo com o conselheiro Moisés Moreira, a novidade chegará à capital do Brasil nesta próxima quarta-feira (6). Ainda sem data estimada, São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte serão as próximas cidades a receberem a tecnologia.

"Hoje [segunda-feira] haverá uma reunião extraordinária do Gaispi, às 17h, e na pauta está a ativação do 5G em Brasília para o dia 6 agora, quarta-feira. A EAF [entidade administradora de faixa] implantou todos os filtros necessários, fez testes no fim de semana todo, está tudo certo. Será aprovado, não há motivo para não aprovar", disse Moreira ao G1.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O conselheiro é o presidente e coordenador do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), responsável pela implementação da internet 5G no Brasil.

Atualmente, estão disponíveis 67 smartphones homologados pela Anatel com a tecnologia 5G.Atualmente, estão disponíveis 67 smartphones homologados pela Anatel com a tecnologia 5G.Fonte:  Shutterstock 

5G em Brasília

No grupo, também colaboram representantes das empresas de telecomunicação vencedoras do Leilão de 5G no Brasil — na faixa de 3,5 GHz. Além disso, representantes do Ministério das Comunicações e da própria Anatel participam do Gaispi.

Brasília é a primeira cidade a oferecer a opção por conta de uma exigência menor de equipamentos em comparação com as outras cidades brasileiras. Segundo Moreira, as operadoras Claro, Tim e Vivo já estão prontas para oferecerem a conexão 5G na cidade — as empresas até instalaram filtros para evitar interferências.

Originalmente, o 5G deveria estar funcionando em todas as capitais até o dia 31 de julho, mas o prazo foi estendido até o dia 29 de setembro devido a problemas logísticos. Contudo, por enquanto, não há previsão específica para oferecer o sinal 5G ao redor do Brasil e, inclusive, antes é necessário realizar uma limpeza da faixa de 3,5 GHz para evitar interferências, por exemplo, com sinais de TVs parabólicas.

Apesar das principais capitais do Brasil receberem o 5G ainda neste ano, a previsão para as demais cidades vai até 2029. A entidade Siga Antenado, criada pela Claro Tim e Vivo, é a responsável pela distribuição dos kits e instalação dos filtros — em Brasília, o trabalho da entidade iniciou em junho e foi concluído no início de julho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.