5G cresce e supera 700 milhões de usuários em todo o mundo

1 min de leitura
Imagem de: 5G cresce e supera 700 milhões de usuários em todo o mundo
Imagem: Shutterstock

A quantidade de conexões 5G em todo o mundo chegou a 701 milhões ao final do primeiro trimestre de 2022, de acordo com dados divulgados pela 5G Americas nesta terça-feira (21). A entidade prevê que o número salte para 1,2 bilhão de conexões até o final deste ano.

Foram mais de 410 milhões de usuários da quinta geração da banda larga móvel adicionados ao longo de um ano, aumento de 141%, já que o total de conexões era de 291 milhões nos três primeiros meses de 2021. Houve também um crescimento trimestral de 17% em relação aos 598 milhões de usuários do serviço no último trimestre do ano passado.

Já em termos regionais, a América do Norte atingiu 82 milhões de conexões 5G ao final de março, 12 milhões de assinantes a mais que em dezembro de 2021 e um crescimento anual de 17,7% se comparado ao primeiro trimestre do ano passado. Essa parte do continente deve chegar ao final de 2022 com 131 milhões de usuários.

Além da alta velocidade, o 5G promete deixar as cidades ainda mais conectadas.Além da alta velocidade, o 5G promete deixar as cidades ainda mais conectadas.Fonte:  Shutterstock 

Ainda conforme a organização que representa provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações, a tendência de crescimento do 5G é puxada principalmente pela Oceania, o leste e o sudeste asiático, além da China. Juntas, tais regiões representaram 81,1% de todos os usuários do serviço globalmente, ao final do trimestre.

4G x 5G

A adoção do 5G entrou em uma “fase de crescimento acelerado”, mas o 4G LTE ainda lidera na América Latina e no Caribe. Foram 506 milhões de conexões no primeiro trimestre de 2022, crescimento de 3,4% em relação a dezembro passado.

Esse total de usuários da quarta geração da banda larga móvel deve continuar crescendo até o final do ano, chegando a 535 milhões de assinaturas. Mas a partir daí, o 5G deve começar a ultrapassar o 4G, como prevê a consultoria Omdia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.