O que é a extração de dados e qual a sua importância?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que é a extração de dados e qual a sua importância?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Já imaginou você ou seus funcionários se livrarem do processamento manual de milhares de documentos por mês? Com a extração de dados automatizada, você pode transformar o seu negócio de maneiras impensáveis. 

Se alguma vez você teve dúvidas sobre a extração de dados ou gostaria de entendê-la melhor, este é o lugar certo. Saiba o que é a extração de dados, por que ela é importante e quais os seus benefícios.

O que é a extração de dados?

Mas o que é a extração de dados? É a recuperação de várias informações a partir de uma ou várias fontes.

Os dados extraídos de documentos geralmente são mal organizados e completamente desestruturados. Com a extração dos dados, é possível processar, armazenar e analisá-los facilmente. Isso é bastante relevante, já que eles são utilizados para melhorar as operações nas empresas e são essenciais para análises de processos no momento da tomada de decisão. 

Existem três formas de extração de dados: manual, automatizada e humana (que é uma combinação das duas primeiras). 

Qual a importância da extração de dados?

A extração de dados não pode ser ignorada, uma vez que ela é parte integrante do fluxo de trabalho que transforma os dados brutos em insights competitivos para as empresas.

Vamos supor que sua empresa seja um banco que fornece hipotecas aos compradores de casas. Por lei, você é obrigado a fazer verificações KYC (Know Your Customer, inglês para “Conheça Seu Cliente”), registrar a renda do comprador e, provavelmente, fazer outros tipos de verificações. 

Para este processo, os clientes do banco deverão enviar documentos contendo as informações pedidas, que devem ser depositadas na base de dados. Normalmente, os dados não se encontram estruturados, o que fará você precisar de uma equipe de backoffice para identificar a presença das tais informações nos documentos.

Além disso, essas informações devem ser inseridas em seus sistemas digitais. Geralmente, esse é um processo bastante demorado e entediante para os funcionários. Mas, felizmente, hoje em dia, as empresas podem implementar soluções de extração de dados automatizada. 

Estas soluções, em geral, utilizam tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e de OCR (Reconhecimento óptico de carateres) para gerenciar o processo de extração de dados da fase inicial à final.

Vantagens da extração automatizada de dados

Conheça as quatro principais vantagens que você deve considerar ao usar extração automatizada de dados: 

Custos reduzidos

Ao automatizar tarefas longas e repetitivas, as empresas não só economizam tempo como dinheiro, a curto e a longo prazo. 

À medida que o seu negócio vai crescendo, você não tem que se preocupar em investir em uma grande equipe para realizar as tarefas relacionadas com os dados. 

Maior precisão

A substituição da extração manual de dados pela automatizada reduz significativamente a possibilidade de erros humanos. Como resultado, você tem uma maior precisão geral. 

Aumento da produtividade dos funcionários

A eliminação da entrada manual de dados significa que seu pessoal pode gastar mais tempo em tarefas importantes que só humanos podem fazer. Geralmente, esse tipo de tarefas agrega mais valor à empresa.

Os seus funcionários vão poder usar suas habilidades para completar tarefas mais significativas quando comparadas à entrada manual infinita de dados. Ou seja, eles vão se sentir mais satisfeitos em seu trabalho, o que pode resultar em um aumento de produtividade.

Economia de tempo

Estudos demonstram que a automação inteligente geralmente resulta em economias de 40% a 75% nos custos . 

Tempo é dinheiro, e todo o tempo que é desperdiçado em tarefas repetitivas e demoradas é um grande problema para as empresas. 

Comece já a automatizar os seus processos!

Esperamos que você tenha agora uma boa noção do significado da extração de dados, da sua importância e dos seus benefícios.

Ao automatizar a extração de dados, você vai poder aumentar a produtividade, melhorar a precisão, economizar tempo e reduzir custos na sua empresa.

Agora só falta encontrar a solução ideal para você! 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.