IR 2022: Receita recebe mais de 36,3 milhões de declarações

1 min de leitura
Imagem de: IR 2022: Receita recebe mais de 36,3 milhões de declarações
Imagem: Shutterstock

A Receita Federal informou, nesta quarta-feira (1º) que, até às 23h59 de ontem, prazo fatal para a entrega, foram recebidas 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.  Trata-se de um novo recorde histórico, segundo o órgão responsável pelos tributos federais no Brasil.

O número de declarações entregues em 2022 é 2,154 milhões maior que as entregues no ano passado, um aumento anual de 6,3%, superando as expectativas da própria Receita. Entre os motivos para essa elevação estão a disparada da inflação e também a histórica defasagem da tabela do Imposto de Renda que, só no governo atual, já acumulou 24,49%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

O que acontece com quem não entregou a sua declaração IRPF 2022 no prazo?

A Receita orienta que aqueles que não conseguiram entregar sua declaração 2022 no prazo previsto podem enviar uma declaração retificadora já a partir desta quarta-feira (1º). Dessa forma, a regularização será efetuada, mas sujeitará o contribuinte ao pagamento de multa.

Veja como declarar o Imposto de Renda atrasado

A multa mínima por atraso no envio da declaração de Imposto de Renda é atualmente R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do tributo devido. Esse valor mínimo se aplica às pessoas que não têm imposto a pagar, podendo ser descontado do eventual imposto a receber. Para os que vão pagar, a multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, contado a partir de maio e limitado a 20% do valor a pagar.

Além desse encargo financeiro, a pendência junto ao Fisco gera uma negativação do CPF do contribuinte, que pode impedir a contratação de empréstimos em bancos, emissão de passaportes, obtenção da certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, e eventual prestação de concurso público.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.