Elon Musk: trabalho remoto não é mais aceitável na Tesla

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk: trabalho remoto não é mais aceitável na Tesla
Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

O vazamento de um e-mail enviado por Elon Musk para funcionários da Tesla mostra que o chefão da empresa está ordenando que todos voltem a trabalhar presencialmente. “[...] qualquer pessoa que deseje fazer trabalho remoto deve estar no escritório por um mínimo de 40 horas por semana ou sair da Tesla”, diz trecho do comunicado que foi enviado ontem (31) aos colaboradores.

A mensagem eletrônica vazou e viralizou nas redes sociais. O título do e-mail diz: “O trabalho remoto não é mais aceitável”. Para justificar a obrigatoriedade de frequentar os escritórios em 40 horas por semana, Musk argumenta que “isso é menos do que pedimos aos trabalhadores da fábrica”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O texto abre uma exceção, porém, para colaboradores que não podem ir presencialmente por algum motivo. “Eu vou revisar e aprovar essas exceções diretamente”, diz o CEO. “Além disso, o ‘escritório’ precisa ser a estação principal de trabalho da Tesla, não uma filial remota não relacionada aos deveres do trabalho”, informa o comunicado em outro trecho.

O bilionário falou sobre o assunto em sua conta pessoal no Twitter, não negando que o e-mail realmente foi enviado para os funcionários. De maneira sarcástica, como costuma comentar vários assuntos, ele disse que “eles deveriam fingir trabalhar em outro lugar”, quando foi questionado por um usuário sobre a autenticidade do comunicado.

Polêmicas com funcionários

Essa não é a primeira vez que Elon Musk é visto como sendo exigente com funcionários que trabalham em suas empresas. Na biografia do bilionário, escrita por Ashlee Vance, vários trechos revelam como o magnata é um CEO “durão”, tendo muitas vezes ultrapassado o limite da exigência de produtividade.

“A Tesla tem que ser hardcore e exigente. Não apenas para ser assim, mas sim porque estamos lutando por uma boa causa contra competidores gigantes e teimosos que querem manter o status quo”, chegou a escrever Musk em um comunicado interno que foi vazado em 2017.

“O único meio para uma empresa pequena prevalecer contra as maiores é trabalhando de maneira mais rápida, inteligente e dura”, dizia outro trecho da mensagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.