Com atraso, testes do Real Digital só começam em 2023, diz BC

1 min de leitura
Imagem de: Com atraso, testes do Real Digital só começam em 2023, diz BC
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Em um debate virtual promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na noite de segunda-feira (30), o analista do Banco Central (BC) Fábio Araújo revelou que os testes do Real Digital, a versão digital da moeda brasileira, só deverão ocorrer a partir de 2023. Segundo o economista, a greve dos funcionários da instituição atrasou a programação.

A ideia de criar uma moeda digital no Brasil foi anunciada pelo BC em 2021, que disse estar desenvolvendo o chamado Real Digital para funcionar como uma extensão da moeda física. “A gente tinha a intenção de começar os [testes] pilotos talvez ainda no final deste ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma”, afirmou Araújo.

Dessa forma, os testes da CBDC (Central Bank Digital Currency) foram adiados para 2023 e “boa parte de 2024”, para assegurar que o Real Digital, uma nova forma de representação do nosso dinheiro, emitida e garantida pela autoridade monetária do país, possa ser oficialmente lançada “na segunda metade de 2024”, prevê o representante do BC.

Como será possível obter o Real Digital?

Fonte: Banco Central/Twitter/Divulgação.Fonte: Banco Central/Twitter/Divulgação.Fonte:  Banco Central/Twitter 

Primeiramente, é preciso destacar que o Real Digital não tem nada a ver com as criptomoedas, pois a versão digital é apenas uma extensão do Real físico, sendo, portanto, garantida pelo BC. A criação desse tipo de moeda visa tão somente estimular o uso de novas tecnologias, como os chamados contratos inteligentes (smart contracts), pagamentos em outros países, internet das coisas (IoT) e agilidade no combate a fraudes e crimes.

Quem estiver interessado em utilizar o Real Digital assim que for lançado, deverá obter uma carteira virtual diretamente de um agente financeiro autorizado pelo BC (banco ou instituição de pagamento). A versão inicial da moeda eletrônica funcionará como uma foto digital das cédulas convencionais, podendo ser convertida para qualquer tipo de pagamento existente, como depósito bancário ou dinheiro físico.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.