Spam e golpes de criptomoedas cresceram quase 4000% em dois anos

1 min de leitura
Imagem de: Spam e golpes de criptomoedas cresceram quase 4000% em dois anos
Imagem: Shutterstock

A quantidade de contas falsas, robôs e postagens massivas em relação ao setor de criptomoedas cresceu 3.894% em apenas dois anos nas redes sociais. Esse é o principal dado de um estudo da empresa de consultoria em criptomoedas LunarCrush, que monitora feeds de plataformas desde 2019.

Segundo o mais recente relatório da marca, o volume de spam disparou e atingiu seus maiores valores no último ano. Além disso, a maior parte das contas são de robôs programados para enviar spam, embora várias das publicações massivas também sejam feitas por perfis legítimos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O gráfico dos últimos dois anos em volume de spam sobre criptomoedas.O gráfico dos últimos dois anos em volume de spam sobre criptomoedas.Fonte:  LunarCrush 

E os temas das postagens não são exatamente discussões: o spam tenta empurrar ao usuário o investimento em alguma criptomoeda ou então aplicar um golpe, como promessas de retornos fora da realidade, por exemplo.

A LunarCrush afirma ainda que as plataformas de rede social não estão muito preocupadas em barrar esse tipo de conta, já que elas aumentam o valor da empresa ao ampliarem engajamento e quantidade de mensagens e usuários em relatórios.

Vale lembrar que esse tipo de cenário foi a principal reclamação de Elon Musk para adiar a aquisição do Twitter: o empresário alega que deseja avaliar exatamente a quantidade de robôs na plataforma antes de prosseguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.