Criptomoedas não valem nada, diz chefe do Banco Central Europeu

1 min de leitura
Imagem de: Criptomoedas não valem nada, diz chefe do Banco Central Europeu
Imagem: Cristine Lagarde/Twitter
Avatar do autor

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, posicionou-se contra as criptomoedas durante uma entrevista a um programa de televisão nos Países Baixos. Ao conversar sobre o tema, Lagarde afirmou que a atual má fase vivida pelo mercado do setor é mais uma prova do que ela pensa e não é nada surpreendente.

"Minha humilde avaliação é de que isso não vale nada. É baseado em nada e não há um ativo subjacente que atue como uma âncora de segurança. (...) Eu já disse algumas vezes que ativos em criptomoedas são altamente especulativos, de um risco bastante alto", afirma.

Ela fez o comentário sob o contexto da atual crise que o setor encara neste mês, com baixos valores tanto de criptomoedas populares, como a bitcoin, quanto o colapso de outros ativos digitais, como foi o recente caso da Luna.

Nunca foi fã

Lagarde já é uma crítica das criptomoedas há algum tempo, tendo reclamado de jovens que colocam muito dinheiro no setor esperando retornos rápidos, mas acabam vítimas da inconsistência desse segmento. Para ela, apenas pessoas "com os olhos bem abertos para o quanto pode ser perdido" devem realizar investimentos no setor.

Apesar do posicionamento, a chefe do Banco Central Europeu não pensa em avançar com algum tipo de banimento de criptomoedas, algo até já rejeitado pelo Parlamento Europeu.

Ainda assim, ela acredita que a regulamentação deveria ser mais rígida e até não vê problemas na criação de um euro digital, desde que o Banco Central Europeu esteja por trás da fiscalização e manutenção da moeda.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes