Clear Corretora lança 'personal trader' que dá dicas pelo WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Clear Corretora lança 'personal trader' que dá dicas pelo WhatsApp
Imagem: Alex Photo Stock/Shutterstock

A Clear Corretora anunciou nesta semana o lançamento de um “personal trader” que funciona a partir de inteligência artificial. A ferramenta dá dicas através do WhatsApp para clientes que operam minicontratos (frações de um contrato futuro de índices como o Ibovespa), abordando questões de vieses cognitivos e gerenciamento de riscos, por exemplo.

A nova funcionalidade utiliza a plataforma AIA. De acordo com a empresa, a tecnologia consegue identificar padrões de comportamento do operador e dá dicas para que os clientes possam melhorar o desempenho nos investimentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade foi testada entre julho e dezembro de 2021 por mais de 70 mil clientes. Segundo a Clear Corretora, a proporção de novos traders com ganhos médios maiores do que as perdas médias foi aproximadamente 60% maior do que a proporção entre os traders que não utilizaram a AIA.

Clear Corretora

Além disso, a companhia divulgou que a proporção de traders que chegaram ao final do ano com o balanço de lucros e perdas acumulado de maneira positiva foi 28% maior entre quem utilizou a AIA versus aqueles que não utilizaram.

Desenvolvido por traders e especialistas em tecnologia, a novidade da corretora da XP foi uma das iniciativas que foi financiada com um grande investimento de R$ 100 milhões.

As mensagens

As mensagens enviadas pelo WhatsApp são divididas por vieses. Uma das comunicações parabeniza o trader porque a perda foi menor do que o ganho médio. “Um trader vencedor sabe que perder faz parte do day trade e, por isso, perde de forma consciente e inteligente: não perde mais do que ganha na média”, diz a mensagem.

Também há vieses de Superconfiança, Martingale e Conquista (Gain). Confira, abaixo, algumas das mensagens:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.