Órgão regulador que já multou Apple agora vai investigar a Google

1 min de leitura
Imagem de: Órgão regulador que já multou Apple agora vai investigar a Google
Imagem: Shutterstock

Um órgão regulador dos Países Baixos que já multou a Apple de maneira pesada agora vai voltar os olhos para a rival Google.

Segundo a agência de notícias Reuters, a Autoridade para Consumidores e Mercados (ACM, na sigla original) aceitou uma requisição do Match Group — dono do Tinder e de outros serviços digitais de relacionamentos — para avaliar se a Google está ou não abusando de uma posição no mercado e realizando práticas anticompetitivas de mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A denúncia é de que, no caso de apps de namoro no Android, só é possível utilizar como método de pagamento o próprio sistema interno da Google. Isso não só impede uma diversidade nas opções, mas também envolve o pagamento de uma taxa à empresa. Em resposta, a companhia negou o abuso e falou que o imposto de 15% sobre assinaturas é um dos menores do mercado. Além disso, companhias insatisfeitas podem distribuir os serviços fora da Google Play Store, seja por outras lojas ou via APK baixado separadamente — algo feito por Fortnite, por exemplo, e impossível no caso do iOS.

Maçã na mira

Recentemente, a ACM virou o terror das gigantes da tecnologia nos Países Baixos. Nos últimos dois anos, a Apple foi investigada exatamente pelo mesmo motivo que a concorrente e, no começo de 2022, teve a condenação oficializada.

A marca pode ter que pagar 50 milhões de euros em multas — já que, além das práticas anticompetitivas, ainda não teria alterado a plataforma segundo a orientação do órgão ou justificado o não cumprimento das ordens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.