Apple processa startup e ex-funcionários por roubar informações

1 min de leitura
Imagem de: Apple processa startup e ex-funcionários por roubar informações
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Na última sexta-feira (29), a Apple deu início a um processo judicial contra a startup Rivos, classificada como “furtiva” — que não compartilha informações aprofundadas para evitar criar expectativas em investidores e possíveis clientes. A empresa estaria roubando segredos comerciais obtidos por ex-funcionários da Apple, que se tornaram réus do caso.

Segundo o comunicado, a startup teria contratado mais de 40 de ex-funcionários da Apple e iniciado uma “campanha coordenada” para alcançar funcionários que possuíam acesso a informações secretas do desenvolvimento de chips. Os ex-colaboradores da Maçã teriam copiado dados sigilosos de dispositivos corporativos logo antes de deixarem a companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dentre outros ex-funcionários, o destaque vai para Bhasi Kaithamana e Wen Shih-Chieh. A Apple anunciou que já havia entrado em contato com a Rivos sobre as obrigações de confidencialidade dos antigos colaboradores, mas a startup nunca respondeu.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

“Entre 26 de julho de 2021 e 29 de julho de 2021, o Sr. Wen transferiu cerca de 390 gigabytes de seu computador da Apple para um disco rígido externo pessoal. Entre os dados transferidos estão documentos confidenciais da Apple que descrevem segredos comerciais da Apple, incluindo aspectos da microarquitetura dos SoCs anteriores, atuais e não lançados da Apple”, diz o texto do processo.

Dados sobre os processadores (tanto os lançados, quanto os ainda em desenvolvimento) foram compartilhados através de HDs e pelo AirDrop. Segundo o AppleInsider, a empresa ainda afirma que os acusados consultaram despesas com advogados e realizaram pesquisas sobre multas ou processos que poderiam sofrer.

A Apple pede uma liminar contra os ex-funcionários, que eles devolvam a propriedade roubada, além de uma indenização para a Rivos — de forma que a startup seja impedida de utilizar as informações que obteve de maneira irregular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.