Meu INSS: saiba como agendar perícia pelo app

2 min de leitura
Imagem de: Meu INSS: saiba como agendar perícia pelo app
Imagem: (Fonte: Governo Federal/Reprodução)

Meu INSS é um aplicativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma entidade do Governo do Brasil, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Provisória. Esse órgão é responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios do Estado.

Para receber um auxílio, o beneficiário precisa se encaixar em um dos perfis e estar dentro das regras do INSS. Nos casos de auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez, a pessoa precisa comprovar a existência de uma doença ou sua incapacidade para trabalhar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma das etapas pelas quais o trabalhador precisa passar nesse processo é a perícia médica. Neste texto, você vai conferir o passo a passo para agendá-la pelo app Meu INSS.

O que é a perícia médica do INSS?

A perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social tem caráter obrigatório. Ela serve para averiguar a existência de doença ou de um acidente que tenha deixado o trabalhador total ou parcialmente incapacitado de exercer sua profissão, seja de forma temporária, seja definitiva.

A avaliação feita por um médico habilitado é parte crucial na concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de algum benefício do INSS.

Como agendar perícia pelo app?

Acessando o Meu INSS através do site do Governo. (Fonte: Governo Federal/Reprodução)Acessando o Meu INSS pelo site do Governo. (Fonte: Governo Federal/Reprodução)Fonte:  (Fonte: Governo Federal/Reprodução) 

O agendamento da perícia médica pelo aplicativo é feito por meio de três passos simples. Veja-os a seguir.

Passo 1: baixe e acesse o aplicativo Meu INSS

Para agendar perícias pelo aplicativo, é preciso ter o programa baixado no dispositivo móvel (notebook, tablet ou celular). Ele é gratuito e está disponível tanto para o sistema Android como iOS.

Procure na loja o app “Meu INSS”, certifique-se de que ele foi criado pelo Governo do Brasil e faça o download.

Página para agendar perícia médica do INSS. (Fonte: INSS/Reprodução)Página para agendar perícia médica do INSS. (Fonte: INSS/Reprodução)Fonte:  (Fonte: INSS/Reprodução) 

Passo 2: faça login

Escolha uma das opções para acessar o sistema do INSS. Se é o primeiro acesso, você pode “Cadastrar Senha”; caso contrário, selecione a opção “Entrar com gov.br”, informe seu Cadastro de Pessoa Física (PF) em seguida sua senha.

Site do INSS, aba serviços.Site do INSS, aba serviços.Fonte:  (Fonte: INSS/Reprodução) 

Passo 3: agende a perícia

Para agendar perícia pelo aplicativo, você deve acessar a opção "Serviços" e depois, “Agendar Perícia”. Se for a primeira vez, então escolha “Perícia Inicial”, se não vá em “remarcar perícia”.

Há também a opção para quem deseja prorrogar o benefício. Essa modalidade é para quem já recebe o auxílio e está prestes a vencer, mas você ainda está inapto para trabalho. Nesse caso, é só selecionar lá no app Meu INSS a opção “Perícia de Prorrogação”. Passada essas etapas, então siga as orientações que surgirão na tela e informe os dados necessários para finalizar seu pedido e agendar a perícia.

A perícia médica pode ser agendada presencialmente em uma agência do INSS, pela central de atendimento do órgão do governo, no número de telefone 135 ou pelo aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.