Europa alerta que pessoas podem perder todo o dinheiro com crypto

2 min de leitura
Imagem de: Europa alerta que pessoas podem perder todo o dinheiro com crypto
Imagem: Chinnapong/Shutterstock

O Sistema Europeu de Supervisão Financeira (ESFS) emitiu um comunicado, nesta quinta-feira (17), alertando para as pessoas que elas podem perder todo o dinheiro caso invistam em criptoativos. A entidade afirmou que criptomoedas, NFTs e outros ativos digitais não são adequados para a maioria do público como uma forma de investimento e que não servirão como meio de pagamentos.

O ESFS pontuou que o aviso foi lançado em um contexto de crescente interesse de cidadãos comuns em relação a criptoativos e da promoção desses itens por parte de empresas do setor financeiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Os consumidores enfrentam a possibilidade muito real de perder todo o dinheiro investido se comprarem esses bens. Os consumidores devem estar atentos para os riscos de anúncios enganosos, inclusive por meio de mídias sociais e influenciadores. Os consumidores devem ser particularmente cautelosos com promessas de entrega rápida ou alta retornos, especialmente aqueles que parecem bons demais para ser verdade”, pontua trecho do documento.

NFTO NFT do Bored ape é um dos mais tradicionais da atualidade

A entidade defendeu que essas novas formas de investimento são particularmente perigosas porque funcionam a partir de criptografia, o que dificulta o rastreamento de possíveis crimes, por exemplo. Além disso, ela lembrou que o atual formato dos modelos de negócio está fora da atual jurisdição e regras de serviços financeiros da União Europeia.

O comunicado foi assinado pela Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários (ESMA, no original), Autoridade Bancária Europeia (EBA) e Autoridade Europeia para Seguros e Pensões Ocupacionais (Eiopa), que juntas compõem o ESFS.

Cuidados

O ESFS alertou sobre o porquê as pessoas precisam tomar cuidado com criptoativos. A organização lembrou que os ativos digitais estão sujeitos a uma grande flutuação nos preços e são sensíveis às especulações. Outro ponto citado é que alguns investimentos neste setor são enganosos e utilizam informações falsas para vender promessas aos clientes.

Também foram lembrados pontos sobre a complexidade dos ativos (e que por isso não são adequados para todo mundo, já que é preciso muito estudo para entender); sobre a falta de transparência e a manipulação do mercado; a falta de liquidez e a alta concentração dos ativos.

Crypto

A entidade europeia pontua que antes de investir em criptoativos, a pessoa deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Você pode se dar ao luxo de perder todo o dinheiro que investe?
  • Você está pronto para assumir riscos elevados para obter os retornos anunciados?
  • Você entende os recursos do criptoativo ou produtos e serviços relacionados?
  • As empresas com as quais você está lidando são respeitáveis?
  • As empresas com as quais você está lidando estão na lista negra das principais autoridades monetárias e financeiras?
  • Você é capaz de proteger efetivamente os dispositivos que usa para comprar, armazenar ou transferir ativos criptográficos, incluindo suas chaves privadas?
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.