IRPF 2022: Receita libera declaração pré-preenchida

1 min de leitura
Imagem de: IRPF 2022: Receita libera declaração pré-preenchida
Imagem: Shutterstock/Reprodução
Avatar do autor

Na última terça-feira (15), a Receita liberou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda para os contribuintes com login nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Com a ferramenta, os usuários têm acesso a um formulário com as informações recolhidas pelo Fisco já dispostas no documento. Assim, basta confirmar os dados e enviar.

Para acessar a declaração pré-preenchida, é necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) com o login da conta Gov.br. Lá, estarão disponíveis as informações sobre rendimentos, deduções, bens e dívidas que foram repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e imobiliárias à Receita.

Declaração do Imposto de RendaReprodução/Programa de Declaração do Imposto de Renda

Assim, o contribuinte precisa apenas incluir as deduções que não constam no formulário, além de alterar ou excluir informações, se necessário.

Vale lembrar que a declaração pré-preenchida já está disponível em todas as plataformas da Receita Federal, incluindo o programa gerador da declaração, no app Meu Imposto de Renda e no e-CAC.

Antes de ser ampliada para os cidadãos com níveis ouro ou prata — categorias com maior segurança — a declaração pré-preenchida já estava disponível para pessoas que tinham a certificação digital. O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 vai até o dia 29 de abril.

Como usar a declaração pré-preenchida do IRPF 2022?

IRPF 2022

1. Eleve a segurança de sua conta Gov.br para o nível ouro ou prata
2. No programa ou app do IRPF 2022, clique no botão "Entrar com Gov.br"
3. Acesse a aba "Nova" e clique em "Iniciar a Declaração a partir da Pré-Preenchida"

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.