Motoristas criticam aumento da Uber e dizem que não serão beneficiados

1 min de leitura
Imagem de: Motoristas criticam aumento da Uber e dizem que não serão beneficiados
Imagem: Lutsenko_Oleksandr/Shutterstock

A Frente de Apoio Nacional ao Motorista Autônomo (Fanma) divulgou um nota hoje (14) criticando o aumento temporário de 6,5% no valor das corridas anunciado pela Uber. A entidade diz que apesar de o valor do serviço aumentar para os usuários, os motoristas não necessariamente receberão mais pelo trabalho.

O aumento no valor no app foi uma das medidas em resposta à recente alta dos combustíveis anunciada na semana passada pela Petrobras. A Uber disse que também serão investidos cerca de R$ 100 milhões no Brasil em iniciativas para aumentar os ganhos e reduzir os custos dos profissionais parceiros. Não foram especificadas, porém, quais serão as ações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Fanma criticou a empresa e disse que a multinacional “joga com os usuários e motoristas”. A organização explicou que os motoristas recebem valores flutuantes/dinâmicos e que por isso não há garantia nenhuma que eles terão aumento na renda.

Uber

“Até dezembro de 2020, o motorista recebia por km rodado e tempo, e a partir de jan/2021 a Uber faz uma espécie de leilão na oferta das corridas, sendo impossível de o motorista ter uma previsibilidade de seus custos e ganhos, já que a mesma corrida pode ser ofertada por ‘x’ ou ‘xy’, dependendo de vários fatores”, diz trecho da nota da entidade representativa.

A manifestação da Fanma ainda defende que a Uber é “única responsável por longas esperas, recusas e cancelamentos”. Por último, a frente diz que ao contrário da concorrente, a 99 aplicou o reajuste direto para os motoristas, garantindo que eles receberão mais durante esse período de nova alta nos combustíveis (que representam metade dos custos de um profissional que trabalha com app de transporte privado).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.