99 e Uber anunciam reajuste nos preços após aumento da gasolina

1 min de leitura
Imagem de: 99 e Uber anunciam reajuste nos preços após aumento da gasolina
Imagem: FrameRatio/Shutterstock

99 e Uber, considerados os principais aplicativos de transporte privado que atuam no país, anunciaram reajustes nos preços. As medidas foram tomadas após o aumento, por parte da Petrobras na semana passada, no litro da gasolina comum (que aumentou 18%) e do diesel (24,9%).

A 99 explicou que o objetivo da nova política de preços é “anular” a nova escalada dos combustíveis. Por isso, a companhia reajustou, a partir de hoje, em 5% o valor do km rodado no ganho dos motoristas de todo o país. O acréscimo valerá em todas as 1,6 mil cidades que o app opera.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Além desse reajuste, o pacote Mais Ganhos 99, com medidas como o Taxa Zero que oferece aos condutores 100% do valor das corridas em períodos e cidades específicas, além de mais ganhos com o recebimento por taxa de congestionamento, e taxa de deslocamento continuam vigentes”, pontuou a empresa em comunicado.

99

A plataforma também anunciou que está testando uma solução de subsídio para acompanhar automaticamente as flutuações dos combustíveis, tanto para cima quanto para baixo.

Uber

No caso da Uber foi elevado em 6,5% o valor das corridas pelo aplicativo. A empresa, que recentemente encerrou as entregas de restaurantes no Uber Eats, explicou que o aumento no valor do serviço para os usuários é temporário, sem especificar exatamente até quando. "O aumento também visa ajudar os motoristas a lidar com o pico de alta em seus custos operacionais", de acordo com a empresa.

Uber

A marca norte-americana também afirmou que investirá R$ 100 milhões no Brasil, já nas próximas semanas, em iniciativas específicas para aumentar os ganhos e reduzir os custos dos motoristas parceiros.

Dificuldade de corridas

Mesmo com as novas medidas dos apps, usuários e principalmente motoristas deverão sofrer com os novos reajustes da Petrobras. No caso das pessoas, deve continuar sendo difícil encontrar uma corrida, efeito visto desde pelo menos o final do ano passado.

A recusa de muitos motoristas é explicada pelo valor dos trajetos. De acordo com Paulo Xavier, presidente da Frente de Apoio Nacional ao Motorista Autônomo (Fanma), os trabalhadores selecionarão ainda mais em quais trechos trabalharão daqui para a frente.

“Se a gente faz qualquer tipo de corrida, a gente tem prejuízo. Então será necessário um critério ainda melhor para escolher a corrida considerando o valor do km rodado”, comentou ao TecMundo na última sexta-feira (11).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.