Como criar um NFT de graça para vender na OpenSea

4 min de leitura
Imagem de: Como criar um NFT de graça para vender na OpenSea
Imagem: Shutterstock

Tão infames quanto populares, os tokens não-fungíveis, ou simplesmente "NFTs", tornaram-se um assunto fixo nos debates das redes sociais. Os artigos são certificados digitais, autenticados e armazenados em uma blockchain, o que garante sua integridade e transparência para todos os usuários interessados. Embora seu uso possa ser bastante variado, estendendo-se até contratos residenciais, sua popularização se deu através dos leilões de arte digital.

Entretanto, pouco se fala sobre as etapas para a criação de um NFT, algo que contribuiu para a falácia de que o processo seria complexo e inacessível. Para desmistificar essa dúvida, o TecMundo elaborou um guia para auxiliar os usuários mais inexperientes que estão interessados na tecnologia. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Requerimentos

Antes de começar, é importante apontar alguns requisitos básicos para realizar o processo. Considerando que o usuário já definiu uma mídia para ser mintada (termo derivado de "mint", algo como "cunhagem" em português), restará apenas:

  1. Escolher uma plataforma
  2. Definir uma blockchain de preferência
  3. Possuir uma carteira de criptoativos que suporte a plataforma escolhida
  4. Possuir algum saldo em criptomoedas para custear o processo se ele for realizado em Ethereum. Neste caso, utilizaremos a blockchain Polygon, que permite realizar a criação do NFT sem custos, mas taxas serão cobradas na OpenSea caso a venda seja realizada.

Instalando uma carteira de criptoativos

A carteira de criptoativos é um endereço digital capaz de abrigar tanto criptomoedas quanto tokens ou NFTs. Embora muitas alternativas sejam aceitas pelos serviços do nicho, a MetaMask costuma ser a principal escolha entre os usuários.

Interface da carteira digital MetaMask. Interface da carteira digital MetaMask. Fonte:  MetaMask 

Para utilizá-la, basta acessar seu site oficial e fazer o download em uma das plataformas suportadas: Android, iOS e navegadores web — incluindo Chrome, Edge, Firefox e Brave. Após a instalação, basta criar uma conta na MetaMask e seguir para o passo seguinte.

Escolhendo a plataforma

Caso o objetivo final do usuário seja a venda de NFTs, deve-se escolher a plataforma baseando-se em sua liquidez e número de usuários ativos. Dentro desses critérios, os destaques ficam para OpenSea, Rarible e Foundation, que são populares e possuem um nível desejável de suporte para atualizações e recursos

Considerando esses fatores, o tutorial utilizará a OpenSea como exemplo, a mais famosa no nicho — nela, há uma taxa de uso de 2,5% por transação realizada e suporte para diferentes blockchains. Entretanto, vale ressaltar que o processo é parecido nas demais alternativas

Predominante no último ano, a OpenSea já encara forte concorrência da LooksRare. Predominante no último ano, a OpenSea já encara forte concorrência da LooksRare. Fonte:  The Block 

Alternativamente, uma boa prática para os usuários que desejarem experimentar plataformas concorrentes é conferir as taxas cobradas e recursos oferecidos, já que isso influenciará o restante do processo de vendas.

Criando um NFT na Open Sea

Antes de criar um NFT na OpenSea, é necessário realizar um "cadastro" em sua plataforma de negociação. O processo é simples e exige somente uma autorização da carteira de criptoativos do usuário, que será utilizada para fornecer os fundos utilizados nas transações e para armazenar as obras adquiridas.

1- Cadastrando uma conta na plataforma de negociações

Para realizar cadastro, basta clicar no ícone de Perfil, localizado no canto superior direito da página inicial. Adiante, selecione uma carteira de preferência e autorize o acesso. Confira o passo a passo nas imagens abaixo:

Adriano Camanho/ReproduçãoEtapas para a criação de uma conta na plataforma OpenSea.

O usuário poderá personalizar seu perfil na plataforma com informações pessoais, fotos e banners de apresentação, além de um nome de exibição e link para suas redes sociais.

2- Criando uma Coleção de NFTs

Após realizar o cadastro, o próximo passo é criar uma Coleção de NFTs, seja ela temática ou não. Para começar, basta sobrepor o cursor do mouse no ícone de Perfil e selecionar "Minhas Coleções" e, em seguida, "Criar uma Coleção".

O processo é semelhante à criação de um perfil em uma rede social, com a principal diferença se localizando nas etapas finais. Nela, deve-se definir uma porcentagem de comissão para o criador sob cada transação que se refere à coleção — incluindo a compra e revenda de itens. Além disso, também é necessário informar em qual blockchain as negociações serão realizadas, bem como os tipos de criptomoedas aceitas.

Em suma, é possível escolher as redes Ethereum e Polygon na OpenSea. A primeira é amplamente mais utilizada pelos usuários, mas necessita de uma taxa de operação que pode ser alta e inviável — conhecida como "Gas Fee".

Por outro lado, a Polygon é gratuita e rápida, mas ainda não possui uma grande margem de adoção e pode afetar a velocidade das vendas. Afinal, se o token for mintado na blockchain Polygon, ele só poderá ser vendido para usuários da Polygon.

Veja o passo a passo nas imagens abaixo:

Adriano Camanho/ReproduçãoEtapas de criação de uma Coleção de NFTs.

3- Publicando uma NFT

Com todos os requerimentos concluídos, é possível realizar a publicação de um NFT. Para isso, clique no atalho "Criar", localizado no canto superior direito da interface. A tela seguinte é bastante similar à encontrada no tópico anterior, mas simplificada.

Nela, deve-se definir qual item ou conjunto de itens será publicado, junto de um título, link externo e descrição. Adiante, é necessário selecionar a Coleção em que a publicação será destinada, junto de algumas propriedades especiais e opcionais — como estatísticas, barras de progresso e conteúdo desbloqueável para os compradores. Esses ajustes podem ser feitos de maneira intuitiva e possuem descrições detalhadas para auxiliar o usuário.

Para finalizar, basta selecionar a quantidade de itens disponíveis, a blockchain de destino e clicar em "Criar". Ao final do processo, o usuário terá acesso a uma página de estatísticas sobre o NFT publicado, permitindo também sua listagem para venda. Caso deseje realizá-la, deve-se selecionar a opção "Vender", definir um preço em uma criptomoeda de preferência e autorizar a transação na carteira digital.

Veja o processo nas imagens abaixo:

 venda de um NFTPublicação e listagem para venda de um NFT.

4- Resultado

Como resultado, o usuário terá acesso ao seu NFT e às ofertas de compra. Para auxiliar o processo, recomenda-se divulgar o item através de redes sociais e publicações online. Confira o exemplo, na prática, através deste link.

NFT Teste listado na OpenSea. NFT Teste listado na OpenSea. Fonte:  Adriano Camacho, OpenSea 

Gostou do conteúdo? Veja mais artigos e notícias na seção especial do TecMundo sobre NFTs clicando aqui!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.