Banco Central libera valores esquecidos em bancos; veja como sacar

1 min de leitura
Imagem de: Banco Central libera valores esquecidos em bancos; veja como sacar
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Na madrugada desta segunda-feira (7), o Banco Central começou a liberar os valores a receber dos brasileiros que esqueceram quantias de dinheiro em bancos e instituições financeiras.

Assim, será possível saber quanto o usuário deve receber e de qual ou quais bancos. A retirada do valor é realizada com dia e hora marcados pelo próprio Banco Central — informações que podem ser conferidas diretamente no sistema —, e o calendário de pagamento vai até o dia 26 de março.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale ressaltar que, para conseguir o dinheiro, a pessoa deve ter uma conta com selo de segurança gov.br nível prata ou ouro. É possível fazer a mudança no site ou no aplicativo Gov.br. Feita a solicitação, o usuário deve receber o valor em até 12 dias úteis via PIX, DOC ou TED.

Cronograma

O calendário foi separado por data de nascimento: entre os dias 7 e 11 de março, recebem os valores as pessoas nascidas antes de 1968; de 14 a 18 de março quem recebe são os nascidos entre 1968 a 1983; por fim, entre 21 e 25 de março, todos que nasceram após 1983 poderão pegar o dinheiro.

Caso o solicitante não apareça na hora marcada no site, é possível participar da repescagem aos sábados. Para os nascidos antes de 1968 será no dia 12; nascidos entre 1968 a 1983 no dia 19 e para as pessoas que nasceram após 1983, a repescagem será no dia 26.

Como sacar o dinheiro esquecido

1) Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br no dia e hora marcados e informados anteriormente na consulta ao site;

2) Faça o login com a sua conta gov.br;

3) Leia e aceite o termo de responsabilidade;

4) Feito isso, o sistema deve mostrar os valores a receber, quais instituições irão pagar e o tipo dos valores;

5) Agora o usuário deve escolher entre as opções "Solicitar por aqui" (nesta, o valor será devolvido via PIX em até 12 dias úteis) ou "Solicitar via instituição" (nesta opção o banco não oferece o valor por meio do PIX; assim, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de devolução do valor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.