Veja como consultar e resgatar valores esquecidos em bancos

2 min de leitura
Imagem de: Veja como consultar e resgatar valores esquecidos em bancos
Imagem: Freepik
Avatar do autor

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou recentemente que disponibilizou um site, chamado de Valores a Receber, onde cidadãos e empresas podem consultar se possuem algum dinheiro esquecido em um banco ou instituição financeira.

Caso tenham, é possível fazer o resgate para a sua conta de forma gratuita, com o valor sendo depositado em até 12 dias úteis. A medida foi criada para auxiliar aqueles que têm valores esquecidos em uma conta inativa.

Para realizar a consulta, é preciso ir até o site do serviço e realizar a pesquisa com o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento. Hoje, o TecMundo te ensina o procedimento para fazer essa pesquisa e o que fazer caso você possua alguma quantia a ser resgatada. Confira a seguir.

Como consultar o Banco Central e descobrir se você tem algum valor para receber

1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br.

2. Em seguida, digite seu CPF e sua data de nascimento.

É preciso informar seu CPF e sua data de nascimentoÉ preciso informar seu CPF e sua data de nascimentoFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Caso você não tenha nenhum valor a receber, será apresentada uma mensagem na tela (como mostra a figura abaixo), mas caso você seja informado de que há um valor a ser resgatado, vamos lhe ensinar o procedimento no próximo tópico.

Caso você não tenha nenhum valor a receber, o site lhe apresentará esta imagemCaso você não tenha nenhum valor a receber, o site lhe apresentará essa imagem.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Como agendar o resgate do valor informado

Caso você tenha algum valor a receber, após a consulta você receberá uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Essas datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento, no caso de pessoa física, ou da criação da empresa, no caso de pessoa jurídica. Confira o calendário abaixo:

Calendário de agendamento do Banco Central do BrasilCalendário de agendamento do Banco Central do Brasil.Fonte:  Reprodução / TecMundo

Será preciso voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Caso você não compareça na data e no período, é possível optar pelo sábado da repescagem, de acordo com o calendário informado acima. O período de repescagem vai funcionar das 4h às 24h.

Caso você também perca seu sábado de repescagem, será possível consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. Se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo no dia informado ou no sábado de repescagem, o valor não será perdido. Ele ficará guardado nas respectivas instituições financeiras até que seja solicitado novamente o resgate.

Como resgatar o valor no dia e período do seu agendamento

1. Faça o login no site do governo federal. Caso você não tenha, será preciso criar um no próprio portal ou pelos aplicativos mobiles que você pode baixar nos links abaixo:

É preciso criar um cadastro no site do Governo FederalÉ preciso criar um cadastro no site do governo federal.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

2. Depois acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período informados. Use o seu login do portal Gov.br para acessar o sistema. Uma vez lá, consulte novamente os valores e inicie o processo de resgate do seu saldo via PIX para a sua instituição financeira.

Obs.:  é importante frisar que não será possível acessar o sistema com login registrado.

Agora que você já sabe como resgatar os valores esquecidos, ajude seus amigos e familiares compartilhando este tutorial. Nunca se esqueça de jamais informar seus dados, como CPF, nome completo, entre outros, para terceiros.

E você ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.