Procon-SP questiona Claro, Tim, Vivo e Oi sobre migração de clientes

1 min de leitura
Imagem de: Procon-SP questiona Claro, Tim, Vivo e Oi sobre migração de clientes
Imagem: Oi/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) notificou, nesta sexta-feira (11), as companhias de telefonia móvel Claro, Tim e Vivo/Telefônica para explicarem como se dará a migração de clientes da Oi Móvel.

Em nota, o órgão cobra esclarecimentos sobre como será realizada, de forma prática, a transferência de clientes de telefonia móvel da Oi, e também questiona como os consumidores serão informados do processo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Procon-SP solicita informações sobre a manutenção de ofertas e contratos, especialmente quanto a compatibilidade entre as condições estabelecidas pelo portfólio da Oi com os consumidores e a prestação de serviços pelas novas operadoras. Para o diretor-executivo do órgão, Fernando Capez, devem ser mantidas as condições de pagamento previstas no contrato atual.

Caso o consumidor não tenha interesse na prestação de serviços pela nova operadora, o Procon pergunta se o cliente pode solicitar portabilidade para outra operadora e se serão cobradas multas de fidelidade nesse caso.

As operadoras Tim, Vivo, Claro e Oi também foram questionadas se os canais de atendimentos serão alterados. Em caso positivo, as operadoras terão de informar como serão realizadas as mudanças. O órgão de defesa de consumidor quer saber, ainda, se as reclamações registradas contra a Oi serão respondidas pelas novas operadoras.

As empresas têm até o próximo dia 17 para fornecer as informações solicitadas pelo Procon-SP.

Venda pode ser revertida

(Fonte: Kmdevantagens/Reprodução)(Fonte: Kmdevantagens/Reprodução)Fonte:  Kmdevantagens/Reprodução 

Apesar de ter sido aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a venda da Oi Móvel para o consórcio das rivais Tim, Vivo e Claro ainda depende de reavaliação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Copel Telecomunicações afirma que o presidente interino da Anatel, Emmanoel Campelo, descumpriu as regras na composição da mesa que aprovou a aquisição. Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) teme que a compra possa gerar “violação à concorrência” e pode ter sido combinada entre as grandes operadoras.

O processo de análise está suspenso aguardando a apuração de duas denúncias. A confirmação ou anulação da aquisição pela Anatel deve ser realizada até março, quando termina o prazo de recuperação judicial da Oi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.