Nike processa loja por vender NFTs de tênis sem autorização

1 min de leitura
Imagem de: Nike processa loja por vender NFTs de tênis sem autorização
Imagem: Unsplash

Há alguns meses, a Nike começou a solicitar registros da marca para uso em produtos virtuais, incluindo roupas e calçados. Na última sexta-feira (4), a gigante revelou que está processando a revendedora de tênis StockX por usar imagens de tênis da marca em tokens não fungíveis (NFTs) sem autorização.

De acordo com as informações, desde janeiro, a companhia começou a comercializar diversas NFTs de tênis da sua coleção Vault, contudo, o problema é que as artes são inspiradas em tênis reais da Nike — inclusive, e empresa revelou que os consumidores poderão usar os NFTs para resgatar tênis físicos no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O processo foi aberto em um tribunal federal de Nova York, nos Estados UnidosO processo foi aberto em um tribunal federal de Nova York, nos Estados UnidosFonte:  Unsplash 

NFTs falsas

Conforme a acusação, a StockX já vendeu mais de 500 NFTs inspirados na Nike desde o dia 18 de janeiro, no lançamento da coleção Vault. Até o momento, a revendedora ainda não se manifestou sobre a acusação.

“Esses produtos não autorizados provavelmente confundem clientes, criam uma associação falsa entre esses produtos e a Nike e diluem as famosas marcas registradas da Nike”, revelou a marca em comunicado.

A StockX é uma revendedora gigante nos Estados Unidos e, em abril de 2021, foi avaliada em quase US$ 4 bilhões (cerca de R$ 21 bilhões na cotação atual). A loja online vende tênis, roupas, relógios e até itens inspirados nos tokens não fungíveis Bored Ape Yacht Club (BAYC).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.