Ponte histórica será desmontada devido a iate de Jeff Bezos

1 min de leitura
Imagem de: Ponte histórica será desmontada devido a iate de Jeff Bezos
Imagem: Michielverbeek/Wikimedia Commons

A prefeitura de Roterdã, na Holanda, confirmou na quinta-feira (3) que irá desmontar uma ponte histórica da cidade – a Koningshaven –, conhecida entre os locais como De Hef, para dar passagem ao oceano para um superiate do bilionário Jeff Bezos. Segundo as autoridades, a embarcação de 40 metros de altura (e 127 metros de comprimento), que está sendo construída no local pela Oceanco, é muita alta para passar debaixo da ponte.

Desde a terça-feira (1º), a mídia holandesa tem emitido relatos de que a ponte construída em 1927 iria ter a sua seção intermediária removida novamente (ela foi tirada para reforma entre 2014 e 2017), mas que desta vez o motivo seria para permitir a passagem de um barco muito alto. Na quinta-feira (3), um porta-voz do prefeito confirmou os boatos em uma coletiva à imprensa, e ainda afirmou que Bezos pagaria a conta, por meio da empresa Oceanco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A obra é polêmica porque a De Hef é um monumento nacional. Após ser recolocada em 2017 após as reformas, a promessa das autoridades da época era de que a ponte jamais seria desmontada novamente.

O que diz a prefeitura de Roterdã?

Fonte: Art Anderson/Wikimedia Commons/Reprodução.Fonte: Art Anderson/Wikimedia Commons/Reprodução.Fonte:  Art Anderson/Wikimedia Commons 

Falando à agência de notícias AFP, o chefe do gabinete do prefeito afirmou que o plano de desmontar a ponte pode ser justificado pelos empregos que foram criados na cidade, unicamente para a construção da suntuosa embarcação. Além de garantir que a ponte será reconstruída na sua forma atual o mais breve possível, o porta-voz do prefeito concluiu com um argumento indiscutível: "É a única rota para o mar".

O líder do projeto de reforma da ponte, Marcel Walravens, concordou com o prefeito, e disse ao site local Rijnmond que não seria prático terminar a construção do iate em outro lugar, inclusive para manter a reputação de Roterdã como a "capital marítima da Europa".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.