Vendas de PCs e notebooks cresceram 15% em 2021, aponta relatório

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de PCs e notebooks cresceram 15% em 2021, aponta relatório
Imagem: Pexels

Embora o cenário geral dos setores de produtos eletrônicos no último ano possa ter sugerido um rendimento financeiro aquém do esperado, devido à crise global no fornecimento de semicondutores, a empresa de análise Canalys aponta um resultado bastante surpreendente. Segundo os dados do novo relatório, publicado nesta quarta-feira (12), as vendas de computadores e notebooks encararam uma alta de 15% em 2021, com mais de 341 milhões de unidades enviadas — representando um avanço de 27% em relação ao desempenho de 2019.

Segundo Ishan Dutt, analista sênior da empresa, parte alta pode estar relacionada com o avanço da adoção dos computadores e notebooks em diferentes nichos da vida dos consumidores, que implementaram os eletrônicos tanto em seus ambientes de lazer quando de trabalho. A perspectiva do especialista se sustenta em números: mesmo com crescimento anual de apenas 1% nas vendas do último trimestre de 2021, o desempenho ainda é o melhor obtido desde 2012.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nesse contexto, apesar do cenário positivo para o mercado, empresas como  Lenovo (1º), HP (2º) e Dell (3º) ainda se destacam como líderes tanto no número de vendas, quanto na dominância geral — sendo acompanhadas, logo em seguida, pela gigante Apple. Confira os números na íntegra:

Desempenho de vendas das principais fabricantes de computadores e notebooks no mercado. (Fonte: Canalys / Reprodução)Desempenho de vendas das principais fabricantes de computadores e notebooks no mercado. (Fonte: Canalys / Reprodução)Fonte:  Canalys 

Para Rushabh Doshi, analista da Canalys, o número de vendas dos computadores e notebooks deve seguir em ritmo de alta em 2022. "Olhando para uma visão irrestrita, a demanda por PCs melhores e mais rápidos agora é mais pronunciada do que nunca, não apenas no trabalho, mas também em casa", disse ao site TechCrunch.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.