Robô da Tesla será como C-3PO e R2D2, diz Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: Robô da Tesla será como C-3PO e R2D2, diz Elon Musk
Imagem: Tesla/YouTube

Que Elon Musk faz declarações controversas e previsões visionárias, isso é um fato a que todos estão acostumados. Porém, durante uma entrevista ao podcast do cientista Lex Fridman, realizada na terça-feira (28), o bilionário conseguiu se superar. Falando sobre o robô da Tesla – o Tesla Bot –, ele disse que, além de realizar tarefas repetitivas, ele poderia se tornar um “parceiro incrível como C3PO ou R2D2”, os famosos droides do filme Guerra nas Estrelas (Star Wars).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao começar a falar do Tesla Bot, cujo modelo de testes foi apresentado em agosto, o CEO da Tesla enfatizou o principal foco do robô na execução de trabalhos enfadonhos, principalmente naquelas tarefas que podem resultar em lesões por esforço repetitivo. Porém, provocado por Fridman sobre a possibilidade de o humanoide funcionar potencialmente como um assistente ou mesmo um amigo, Musk disse que poderia, sim, ser "um companheiro muito bom".

O desafio da Inteligência Artificial Geral

Fonte: p2722754/Pixabay/Reprodução.Fonte: p2722754/Pixabay/Reprodução.Fonte:  p2722754/Pixabay 

Destacando que nem todos os robôs são iguais, o entrevistado afirmou que o Tesla Bot "pode desenvolver uma personalidade única ao longo do tempo". "Essa personalidade pode evoluir para combinar com o proprietário, ou como você quiser chamá-lo", ele completou. Fridman, que é especializado em interações entre humanos e robôs, comentou que o humanoide poderia se tornar uma solução para reduzir a solidão no mundo.

Como a entrega do Tesla Bot está prometida para o final do ano que vem, o otimismo de Elon Musk pode ser considerado como delirante, uma vez que centenas de bilhões de dólares e décadas de trabalho de gigantes da tecnologia, como Amazon, Apple, Google e Samsung, ainda não conseguiram resolver o grande problema da inteligência artificial, que é a transição para a categoria Artificial General Intelligence (AGI).

Embora um robô equipado com AGI pudesse teoricamente utilizar sua inteligência para resolver qualquer tipo de problema, como o C3PO (e nós, humanos), a tecnologia é prevista por especialistas para algum momento entre 2050 e 2080.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.