Pix recebe nova opção de devolução e mais medidas de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Pix recebe nova opção de devolução e mais medidas de segurança
Imagem: BCB
Avatar do autor

Nesta terça-feira (16), o sistema de pagamento instantâneo Pix completa 1 ano de atividade no Brasil e, em tão pouco tempo, já é um dos serviços de transferência mais usados no país. Para comemorar a data, o Banco Central revelou novas medidas de segurança para diminuir fraudes e falhas.

Uma das novidades é o bloqueio cautelar, permitindo que o banco bloqueie a conta do usuário por até 72 horas, até que seja provado que não é um caso de suspeita de fraude. A alteração já está em vigor, principalmente por conta dos milhares de casos de crimes envolvendo transferência de Pix.

O PIX pode ser usado para pagamentos entre pessoas, empresas, cobranças ou em estabelecimentos comerciaisO Pix pode ser usado para pagamentos entre pessoas, empresas, cobranças ou em estabelecimentos comerciaisFonte:  BCB 

O Pix também será atualizado com notificações obrigatórias de transações rejeitadas e devolução de valores, compartilhando os detalhes com as demais instituições financeiras quando houver suspeita de fraude. As informações também serão usadas amplamente para prevenir crimes e contas vinculadas a golpes serão expostas a todos os usuários do Pix — basicamente, será disponibilizado um banco de pesquisa revelando contas potencialmente fraudulentas.

Uma das novidades mais interessantes é a devolução de valores em casos de fraude ou falha, permitindo o pagador requisitar devoluções em situações específicas — ele poderá fazer em até 90 dias, por iniciativa própria ou por solicitação do prestador de serviços responsável pelo pagamento.

“Com o Mecanismo Especial de Devolução do Pix, entretanto, a própria instituição em que a pessoa que recebeu a transação deverá devolver o dinheiro em caso de fraude ou erro operacional. Isso poderá ser feito a partir de uma solicitação da instituição onde a pessoa que realizou a transação tem a conta”, o Nubank publicou em comunicado.

Por fim, o Pix Saque e Troco estará disponível já no fim do mês de novembro, a partir do dia 29, e deve permitir que lojistas ofereçam troco por meio do sistema de pagamentos. Já a modalidade de débito automático poderá ser utilizada a partir do segundo trimestre de 2022.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes