Como usar o Pix de forma segura na Black Friday 2021?

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o Pix de forma segura na Black Friday 2021?
Imagem: Freepik
Avatar do autor

Black Friday 2021

Se no ano passado as transações com PIX durante a Black Friday ficaram abaixo do esperado, por causa da baixa adesão dos lojistas à ferramenta que havia acabado de ser lançada pelo Banco Central (BC), as expectativas são diferentes para a próxima edição.

Em 2021, a Black Friday cairá no dia 26 de novembro e deve contar com muitas compras usando o novo método de pagamento.

Cada vez mais aceito no comércio, o sistema de pagamentos instantâneos praticamente dobrou sua presença no varejo no segundo trimestre deste ano. Uma pesquisa divulgada em setembro pela consultoria Gmattos mostrou que a modalidade representava 1,16% do volume de transações nos três primeiros meses de 2021.

Ao final de junho, o número saltou para 2,16% e a previsão é que o sistema chegue ao final do ano representando 3,4% das transações, considerando as lojas físicas e virtuais. Considerando apenas o comércio eletrônico, a aceitação do PIX é ainda maior, saltando de 16,9% no primeiro trimestre para 40,7% no encerramento do segundo.

O uso do pagamento instantâneo vem crescendo no comércio eletrônico.O uso do pagamento instantâneo vem crescendo no comércio eletrônico.Fonte:  Unsplash 

Diante do crescimento da modalidade de pagamento, principalmente em relação às compras online, especialistas acreditam em um uso muito maior do PIX na Black Friday 2021. Porém, os golpes envolvendo a ferramenta também têm crescido, exigindo um maior cuidado ao usá-la.

Golpes levam a mudanças nas regras

Para tentar conter o avanço de ações criminosas relacionadas à tecnologia, o BC anunciou uma série de medidas que objetivam reforçar a segurança do PIX. Uma delas é o limite de transferências noturnas.

Com a nova regra, os usuários podem efetuar operações de até R$ 1 mil no período das 20h às 6h. O cliente consegue modificar esse limite e cadastrar contas para receber acima do teto, mas o prazo para confirmar tais mudanças é de até 48 horas.

Golpes com PIX estão exigindo novas regras para usar a ferramenta.Golpes com PIX estão exigindo novas regras para usar a ferramenta.Fonte:  Pexels 

Em novembro, passarão a valer outras regras, como o bloqueio preventivo do PIX em casos de suspeita de fraude, impedindo o uso do recurso por até 72 horas. Além disso, os bancos poderão ser responsabilizados se ficar comprovada falha em seus sistemas de segurança.

Dicas para usar o PIX com segurança na Black Friday 2021

Quer usar o PIX para fazer compras durante a Black Friday? Aproveite a tecnologia de maneira mais tranquila ao fazer seguindo as dicas abaixo.

1. Use os canais oficiais do seu banco

Para pagamentos ou outras transações pelo PIX na Black Friday 2021, use apenas os canais oficiais do seu banco, seja pelo app ou site. Evite realizar as operações a partir de links enviados por WhatsApp, e-mail ou SMS, que podem levar a páginas fraudulentas.

2. Confira os dados do recebedor

Antes de finalizar a transação por PIX na Black Friday, preste atenção aos dados de quem vai receber a quantia. Ao digitar a chave PIX, o sistema exibe partes do CPF/CNPJ e o nome da pessoa ou empresa à qual você está enviando o pagamento.

3. Não use conexões públicas para pagamentos

Conexões gratuitas disponíveis em shoppings, bares e aeroportos, entre outros locais, podem facilitar o roubo de dados. Por isso, use o PIX e outros serviços bancários na sua própria rede móvel ou banda larga fixa.

4. Cuidado com QR Code suspeito

Ao fazer pagamentos por QR Code, verifique a autenticidade da conta que receberá o valor, pois códigos falsos podem substituir os dados autênticos da loja, além de abrir links suspeitos.

Pagamentos pelo PIX via QR Code também exigem cuidados.Pagamentos pelo PIX via QR Code também exigem cuidados.Fonte:  Unsplash 

5. Evite fornecer chaves com dados pessoais a estranhos

Precisa fornecer a chave PIX para um desconhecido? Dê preferência a uma chave aleatória, em vez de usar o CPF, número de telefone ou e-mail. Utilizar um endereço eletrônico alternativo também é interessante.

Fiz uma transferência errada. E agora?

Mesmo atentos, não estamos livres dos erros ao fazer PIX. Se enviar o dinheiro por engano, entre em contato com o banco e informe a situação. Também será necessário procurar o destinatário e solicitar, cordialmente, a devolução da quantia.

Caso a pessoa se recuse a devolver, reúna provas (comprovante da transferência, prints da conversa etc) e faça um boletim de ocorrência.

O que fazer em caso de golpe na Black Friday?

Para evitar golpes com PIX na Black Friday 2021, outra dica é identificar as lojas confiáveis e seguras que aceitam essa forma de pagamento. Na página do Procon-SP, é possível conferir a lista de sites de comércio eletrônico que devem ser evitados.

Se você foi vítima de golpe relacionado à ferramenta, denuncie a situação ao seu banco assim que possível, faça um boletim de ocorrência e guarde as provas. Em alguns casos, o dinheiro pode ser reembolsado, se ficar comprovada a fraude.