Fortnite e Yahoo deixam de funcionar na China

1 min de leitura
Imagem de: Fortnite e Yahoo deixam de funcionar na China
Imagem: Epic Games/Divulgação

Menos de um mês após o LinkedIn anunciar o encerramento das suas atividades na China, mais duas grandes empresas de tecnologia fazem o mesmo. Nesta terça-feira (2), a Epic Games confirmou a descontinuação do jogo Fortnite no mercado chinês, quase ao mesmo tempo em que o Yahoo divulgava sua saída do país.

Em ambos os casos, as decisões foram motivadas por medidas rígidas impostas pelo governo chinês nos últimos meses, como forma de aumentar o controle sobre a economia. As novas regras atingiram em cheio o setor tecnológico.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No caso dos videogames, os títulos precisam passar por um complicado processo de aprovação antes do lançamento, geralmente enfrentando uma forte censura. Além disso, as autoridades locais começaram a limitar o tempo em que menores de 18 anos passam jogando online (3 horas por semana).

Gamers chineses lamentaram a descontinuação de Fortnite no país.Gamers chineses lamentaram a descontinuação de Fortnite no país.Fonte:  Unsplash 

Segundo a Epic Games, a saída de Fortnite da China será finalizada no dia 15 de novembro, quando acontecerá o desligamento dos servidores no país. Porém, a plataforma não aceita mais cadastros de novos jogadores desde ontem (1º).

Yahoo segue o mesmo caminho

O encerramento das atividades do Yahoo na China aconteceu nessa segunda-feira (1º), quando o conhecido serviço de buscas ficou indisponível para os internautas locais. Lançada no país em 1999, a plataforma chegou ao gigante asiático em uma época na qual a internet não era muito difundida por lá, situação bem diferente da atual.

Depois de um início promissor, a empresa começou a reduzir sua presença no mercado chinês em 2013, quando parte dos serviços deixaram de ser oferecidos aos chineses, incluindo as plataformas de e-mail gratuito e notícias. Dois anos depois, a companhia fechou seu escritório em Pequim, demitindo aproximadamente 300 funcionários.

O Yahoo vinha reduzindo suas atividades no país há alguns anos.O Yahoo vinha reduzindo suas atividades no país há alguns anos.Fonte:  Pixabay 

Em comunicado, o Yahoo justificou a saída definitiva da China mencionando um "ambiente jurídico e de negócios cada vez mais difícil no país". O grupo também disse continuar comprometido com uma "internet livre e aberta".

Por conta das exigências da administração de Pequim, várias outras plataformas não funcionam no país asiático. Além do Google, são bloqueados por lá redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, além do YouTube e a Wikipedia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.