Apple permite que Netflix e Spotify usem link de cadastro no iOS

1 min de leitura
Imagem de: Apple permite que Netflix e Spotify usem link de cadastro no iOS
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple anunciou nesta quarta-feira (1º) uma mudança nas políticas da App Store. A partir de 2022, aplicativos de assinatura poderão inserir um link que permita ao usuário criar um gerenciar uma conta fora do ambiente da plataforma. A decisão afeta serviços de grande porte como Netflix e Spotify.

A novidade é resultado de um acordo com a Japan Fair Trade Commission, que investigava supostas práticas anticompetitivas de mercado da empresa. Anteriormente, isso não era permitido: o usuário já precisava ser cadastrado no serviço e só usar o app para login a partir de um perfil existente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar de oficialmente cobrir "apps de leitura", a medida não se restringe a assinatura de jornais, revistas ou livros: entram no grupo os gerenciadores de áudio e vídeo, como streaming de audiolivros, músicas, filmes e séries.

Primeiro de muitos passos?

Por outro lado, microtransações por fora da assinatura ou de itens em separado continuam operando normalmente (e obrigatoriamente) dentro da App Store. Isso significa que ainda não será possível escolher outros métodos de pagamento para ficar longe do controle e das taxas normalmente cobradas pela App Store, que podem chegar a 30% de cada transação.

Com a alteração, as investigações do órgão regulador japonês estão oficialmente encerradas e, ao menos neste caso, sem punição para a empresa. A novidade da Apple, entretanto, será aplicada globalmente para evitar processos similares.

Vale lembrar que a empresa ainda pode promover outras alterações na loja digital do iOS como consequência do futuro veredito da ação judicial movida pela Epic Games. Na Coreia do Sul, a empresa já foi obrigada a permitir a divulgação de meios de pagamentos externos em sua loja, o que pode acabar virando uma medida global futuramente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.