Banco Central adia fase 3 do Open Banking para outubro

1 min de leitura
Imagem de: Banco Central adia fase 3 do Open Banking para outubro
Imagem: Jo Galvao/Shutterstock

A terceira fase do Open Banking, que estava prevista para começar a ser implementada nesta segunda-feira (30), foi adiada. De acordo com o Banco Central (BC), a mudança atende a uma solicitação dos bancos e fintechs, que pediram mais tempo para adaptar seus sistemas.

Em nota divulgada na sexta-feira (27), a autoridade monetária informou que o prazo para a realização de testes para a certificação das instituições estava comprometido. A dificuldade se deve a uma necessidade de "ajustes nas especificações técnicas", levando os bancos a solicitar o adiamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso, o órgão divulgou um novo calendário para a fase 3 do Open Banking, agora programada para entrar em vigor a partir do dia 29 de outubro. Nesta etapa, começa o "compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento PIX", possibilitando realizar pagamentos fora do ambiente do banco do usuário.

A terceira fase do Open Banking prevê a integração com o PIX.A terceira fase do Open Banking prevê a integração com o PIX.Fonte:  Flickr/Banco Central do Brasil 

Vale lembrar que este é o terceiro adiamento pelo qual passa o sistema de compartilhamento de informações bancárias. O primeiro atraso foi na estreia, que deveria ocorrer em 30 de novembro de 2020, mas passou para fevereiro deste ano. Já a fase 2, programada inicialmente para 15 de julho, começou no dia 13 de agosto.

Calendário mantido para as próximas fases

Depois da integração dos iniciadores de pagamentos PIX ao sistema, o cronograma prevê o início da troca de informações sobre previdência, seguros e investimentos entre os bancos, com a autorização do cliente. As novidades incluídas na fase 4 do Open Banking devem entrar em vigor no dia 15 de dezembro.

A implementação continua em 2022, com o compartilhamento de serviços de transferência entre contas do mesmo banco e TED, no dia 15 de fevereiro. Em seguida, estão previstos o encaminhamento de propostas de crédito (30 de março), o pagamento de boletos (30 de junho) e o débito em conta (30 de setembro).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.