Banco Central lança serviço de iniciador de pagamento do PIX

1 min de leitura
Imagem de: Banco Central lança serviço de iniciador de pagamento do PIX
Imagem: Banco Central/Divulgação

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (22) a atualização de algumas regras do seu sistema de pagamento instantâneo. Uma das novidades é a criação do serviço de iniciação de transação de pagamento do PIX, que trará benefícios para consumidores e vendedores.

Atualmente, o cliente interessado em efetuar um pagamento por PIX em sites, apps de lojas online, redes sociais ou mensageiros precisa copiar os dados de um QR Code e sair da plataforma. Na sequência, ele deve abrir o app do seu banco e colar as informações lá para concluir a transação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas com a figura do iniciador de pagamento instantâneo, não será mais necessário fazer este caminho, desde que a loja tenha aderido ao serviço. Uma tela da instituição financeira do usuário se abrirá na seção de pagamento da própria página ou app do comércio online, exigindo apenas a sua autenticação para finalizar a compra.

Pagar com PIX em compras online ficará mais com o iniciador de pagamento.Pagar com PIX em compras online ficará mais com o iniciador de pagamento.Fonte:  Freepik 

Este procedimento, que promete simplificar as etapas para realizar uma transferência ou pagamento, marca a integração do PIX com o Open Banking. O sistema, que vem sendo implementado desde fevereiro, permitirá o compartilhamento de dados e operações de clientes entre os bancos com o consentimento do usuário.

Funcionando a partir de agosto

De acordo com a resolução publicada pelo BC, o iniciador de pagamento do PIX começará a funcionar a partir do dia 30 de agosto. Nesta mesma data, entrará em vigor a fase 3 do Open Banking, quando os clientes terão a opção de realizar transações fora do ambiente da sua instituição financeira.

A princípio, será possível iniciar um pagamento no serviço apenas com a inserção manual dos dados ou usando a chave PIX do recebedor. Já em 30 de setembro, o iniciador começará a preencher as informações automaticamente, enquanto no dia 1º de novembro estará disponível o preenchimento por QR Code dinâmico ou estático.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.