PF faz maior apreensão de bitcoins já realizada no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: PF faz maior apreensão de bitcoins já realizada no Brasil
Imagem: Polícia Federal/Divulgação
Avatar do autor

A Polícia Federal (PF) prendeu, na quarta-feira (25), o dono da GAS Consultoria Bitcoin, Glaidson Acácio dos Santos, suspeito de organizar um esquema fraudulento de pirâmide financeira, que levava os investidores a acreditar que estavam aplicando no mercado de criptomoedas. A prisão do ex-garçom provocou uma comoção na cidade de Cabo Frio (RJ).

Durante a quinta-feira (26), enquanto pessoas percorriam as ruas do balneário com faixas expressando “Gratidão a GAS”, eram contabilizados, na Caixa Econômica Federal, os valores apreendidos na casa de Glaidson: mais de R$ 13,8 milhões em espécie, além de uma quantia em libras esterlinas e euros. A prisão e a busca são resultado da operação Kryptos, deflagrada conjuntamente pela PF, Receita Federal e pelo Gaeco do Ministério Público Federal.

Com sete mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária emitidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, além de 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Distrito Federal, a PF fez o que pode ter sido a maior apreensão de bitcoins até momento: 591 moedas, cujo valor convertido para reais chega a R$ 147 milhões, pela cotação de hoje (27).

Esquema de pirâmide?

Fonte: RLagos Notícias/Facebook/ReproduçãoFonte: RLagos Notícias/Facebook/ReproduçãoFonte:  RLagos Notícias/Facebook 

De acordo com a PF, a movimentação financeira das empresas suspeitas de integrar o esquema criminoso atingiu cifras milionárias, sendo que metade do dinheiro foi movimentado nos últimos 12 meses, o que indica entradas crescentes. Uma cliente contatada pela Folha de S.Paulo afirmou que o retorno prometido pela GAS é de 10% ao mês sobre o valor investido durante 24 meses, e a devolução total do capital ao final do prazo.

Entrevistado pela Folha de S. Paulo, o especialista em investimentos e professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Marcelo Cambria explica que, embora os pagamentos dos compromissos financeiros estejam em dia, isso se mantém pelo ingresso de aportes dos novos investidores, que sofrerão o calote em algum momento.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.