São Paulo e Rio terão 5G em dezembro, diz Fábio Faria

1 min de leitura
Imagem de: São Paulo e Rio terão 5G em dezembro, diz Fábio Faria
Imagem: Freepik

O leilão do 5G no Brasil ainda não tem data certa para acontecer, mas o ministro das Comunicações Fábio Faria disse acreditar que a tecnologia estará implantada em algumas cidades até dezembro. A declaração foi dada por ele na segunda-feira (23), em entrevista à rádio 98 FM Natal.

De acordo com Faria, as operadoras já têm os equipamentos necessários para que a quinta geração da internet móvel se torne uma realidade no território nacional. Assim que o leilão for finalizado, elas podem começar a implementar a nova rede.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso, o ministro afirma que os usuários teriam a possibilidade de aproveitar os benefícios do 5G ainda em 2021, pelo menos em algumas capitais. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as cidades mencionadas por ele como prováveis candidatas a receber a tecnologia na estreia.

Fábio Faria mantém otimismo sobre o 5G ainda em 2021.Fábio Faria mantém otimismo sobre o 5G ainda em 2021.Fonte:  98 FM Natal/Reprodução 

No entanto, o funcionamento das redes depende ainda de outros fatores, além da disponibilidade oferecida pelas teles após a concessão do governo. Como lembra o Teletime, a utilização do 5G na faixa de 3,5 GHz só acontecerá com a limpeza da banda C nos satélites e a migração dos canais abertos para a banda Ku, o que ainda não ocorreu.

Leilão previsto para outubro

Em discussão desde 2019, o edital de licitação do 5G foi prometido inicialmente para março de 2020. Depois de muitos adiamentos, o documento com as regras do leilão está atualmente em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que programou a votação para esta quarta-feira (25).

Após a definição dada pelo órgão, o edital deverá ser encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e publicado em até sete dias. Percorrido esse caminho, o certame pode acontecer em um prazo de 30 dias.

Na semana passada, Faria comentou, em coletiva, que a expectativa do governo é realizar o leilão até a primeira quinzena de outubro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.