Correios implementam tecnologia de rastreamento em tempo real

1 min de leitura
Imagem de: Correios implementam tecnologia de rastreamento em tempo real
Imagem: Reprodução/Agência Brasil

Os Correios anunciaram, nessa segunda-feira (19), a implantação do Identificador por Rádio Frequência (RFID) em suas operações. A tecnologia possibilitará rastreamento em tempo real de encomendas. Além disso, já está disponível para clientes que possuam contrato com a estatal e que realizam pré-postagens por meio de integração webservices.

De acordo com a empresa, a novidade, adotada por diversos setores da indústria, funciona por meio de etiqueta ou tag, garantindo, dentre outras vantagens, mais informações sobre movimentações de itens e redução nos erros de prestações de serviços, a exemplo de extravios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

RFID chega aos Correios.RFID chega aos Correios.Fonte:  Reprodução/Correios 

Independentemente do método de aplicação do RFID, afirmam os Correios, eles estão preparados para receber as informações necessárias no momento de envio de cargas. Entretanto, somente quem aderir ao lançamento poderá aproveitar os benefícios da abordagem.

Código de barras X RFID

Até então, rastreamentos na instituição se baseavam apenas na leitura manual e individual do código de barras existente em cada pacote ao longo dos pontos pelos quais ele passa.

A atualização do status da entrega, desse modo, não necessariamente ocorre de forma simultânea à ação, pois depende da alimentação também manual de sistemas — o que inviabiliza, inclusive, alterações em prazos muito curtos de transferências.

Identificação de encomendas dispensa contato visual e leitura manual.Identificação de encomendas dispensa contato visual e leitura manual.Fonte:  Reprodução/Correios 

Com o RFID, que ainda não substituirá completamente a técnica atual e poderá complementá-la, leituras do tipo não necessitam de contato visual e ocorrem a uma distância de até dez metros. Assim, dezenas de tags podem ser identificadas em segundos.

"Além de garantir um trabalho mais racional, seguro, minimizando eventuais erros, o uso da RFID proporciona ganho econômico significativo, reduzindo desperdícios de tempo, dinheiro, esforços e recursos", defendem os Correios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.