ASRock: demanda de GPUs por mineradores cai e preços devem baixar

1 min de leitura
Imagem de: ASRock: demanda de GPUs por mineradores cai e preços devem baixar
Imagem: Digitimes

O que era para ser um relatório sobre as perspectivas da fabricante de hardware taiwanesa ASRock para o segundo trimestre de 2021, divulgado ontem (16) no site DigiTimes, acabou se transformando em nota de consolo e esperança para os gamers que aguardam a normalização do mercado de GPUs. Segundo a empresa, a demanda do componente por mineradores de criptomoedas está caindo.

O potencial para uma redução dos preços estratosféricos das GPUs anima os jogadores que esperam adquirir uma nova placa de vídeo ainda neste ano. Possivelmente a queda na demanda de GPUs reflete a decisão do governo chinês no mês passado (21) de proibir a utilização de criptomoedas em todas as instituições financeiras do país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A medida teve impacto na atividade na China, a maior "mineradora" do planeta, com uma enxurrada de GPUs sendo vendidas no mercado de segunda mão, o que refletiu no fornecimento global. Para se ter uma ideia do volume da criptomineração, publicamos aqui no TecMundo um relatório mostrando o envio de 700 mil placas gráficas a mineradores somente no primeiro trimestre deste ano.

O que disse a ASRock?

Fonte: ASRock/DivulgaçãoFonte: ASRock/DivulgaçãoFonte:  ASRock 

No primeiro trimestre de 2021, a ASRock teve um desempenho invejável: o lucro líquido de US$ 17,9 milhões (R$ 90 milhões) foi um recorde na história da empresa, representando crescimento de 39,7% em relação ao trimestre anterior, e 167% ano a ano. Grande parte do resultado deveu-se à demanda explosiva por produtos de tecnologia durante a pandemia da covid-19.

O único ponto negativo do relatório da ASRock é a queda de vendas de placas-mãe no período, que foi causada pela escassez de processadores da Intel e da AMD no mercado. A situação que deve perdurar até o quarto trimestre de 2021. Quanto às vendas de GPU, a fabricante de Taiwan espera uma melhora no fornecimento do equipamento pela AMD no segundo semestre, cortesia de uma crescente disponibilidade de chips e substratos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.