Receita libera consulta de restituição do IR 2021 nesta segunda (24)

1 min de leitura
Imagem de: Receita libera consulta de restituição do IR 2021 nesta segunda (24)
Imagem: Reprodução

A Receita Federal deve liberar nesta segunda-feira (24) a consulta para o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. Os contribuintes poderão acessar o site ou aplicativo da Receita a partir das 10h para saber se a declaração já foi liberada.

Ao todo, 3.446.038 pessoas receberão R$ 6 bilhões nos cinco lotes de restituição. No primeiro, serão pagos os contribuintes com prioridade legal, incluindo mais de 96 mil idosos acima de 80 anos, mais de 1,9 milhão de pessoas entre 60 e 79 anos, cerca de 127 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental e mais de 891 mil cuja maior fonte de renda seja o magistério.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, 263.914 contribuintes de grupos não prioritários, mas que entregaram a declaração até o dia 28 de fevereiro também fazem parte do primeiro lote. O dinheiro será pago no dia 31 de maio (segunda-feira).

Como consultar

Para consultar a restituição, é necessário acessar o site da Receita Federal, entrar na aba Meu Imposto de Renda e clicar na opção Consultar Restituição. No site, o contribuinte consegue ver se há pendências ou inconsistências na declaração que impeçam o pagamento. Caso haja, é preciso enviar uma declaração retificadora, corrigindo os erros. Só após corrigidas, o cidadão poderá ter acesso à restituição.

Também é possível consultar o serviço no programa do Imposto de Renda ou no app, que está disponível para iOS e Android.

A restituição está agendada sempre para o último dia útil do mês. O valor será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.