The BRIEF

Empresa manda bitcoin 'de brinde' para clientes em vez de dólar

Erro da BlockFi na hora de repassar bônus para usuários deixou alguns participantes até milionários

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

20/05/2021, às 05:34

Empresa manda bitcoin 'de brinde' para clientes em vez de dólar

Fonte:

Imagem de Empresa manda bitcoin "de brinde" para clientes em vez de dólar no tecmundo

A plataforma de negociação e conversão de criptomoedas BlockFi pediu desculpas por um inconveniente a respeito de envio de bonificações para usuários.

A situação é bastante inusitada: durante uma promoção de fidelização para quem negociasse acima de determinados valores, ela acabou enviando quantias em bitcoin para usuários em vez de GUSD, ou Gemini Dollars, uma moeda alternativa e estável que tem conversão de um para um com o dólar.

Já um bitcoin, no momento de publicação desta matéria, vale US$ 39.461 (cerca de R$ 210 mil em conversão direta) em um momento de queda.

Boa parte das transações errôneas foram identificadas e corrigidas pelo serviço, mas nem todos os usuários retornaram até o momento. 

Alguns clientes publicaram nas redes sociais a surpresa por receber uma enorme quantia de dinheiro não solicitado nas carteiras virtuais — inclusive, virando milionários de uma hora para outra. 

Já outros usuários relatam que receberam e-mails em tons ameaçadores para devolver o dinheiro para não receber um processo, além de uma recompensa pelo inconveniente.

O lado da BlockFi

Um representante do serviço publicou um comunicado em um tópico sobre o assunto no Reddit.

"Em 17 de maio de 2021, menos de 100 clientes foram incorretamente creditados com criptomoedas associadas a um pagamento promocional que não pertencia a eles. A BlockFi contatou esses clientes e está trabalhando com eles para corrigir o ocorrido. A situação não afeta qualquer operação em andamento da BlockFi e medidas foram tomadas para garantir que um erro como esse não seja possível no futuro", diz a nota.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.