PIX: BC propõe saque gratuito de dinheiro em lojas 4 vezes por mês

1 min de leitura
Imagem de: PIX: BC propõe saque gratuito de dinheiro em lojas 4 vezes por mês
Imagem: Reprodução

Banco Central publicou nesta segunda-feira (10) uma consulta pública para a implementação de duas novas modalidades dos serviços PIX: Pix Saque e o Pix Troco. As propostas permitem que o usuário saque dinheiro em estabelecimentos comerciais.

O processo será o mesmo do PIX normal. O que muda é que, em vez de receber um produto, o usuário deve retirar o valor desejado em espécie. O BC ressalta que as instituições financeiras e estabelecimentos comerciais terão a liberdade de definir se querem ofertar as duas modalidades ou apenas uma delas. Além disso, as empresas poderão escolher os dias que querem oferecer o serviço e como o valor será sacado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Carlos Eduardo Brandt, afirmou que os comerciantes não serão responsabilizados se não tiverem o dinheiro solicitado para o saque.

A sugestão do BC é de que, inicialmente, sejam liberadas quatro transações gratuitas por mês nas modalidades. Na quinta vez, os bancos poderão cobrar taxas. Além disso, cada pessoa só poderá sacar até R$ 500 por dia. No site, o Banco Central ressalta que "todas as regras estão sendo submetidas a contribuições da sociedade e serão aperfeiçoadas após o processamento das sugestões recebidas".

A consulta vai até o dia 9 de junho. Para enviar sua sugestão, acesse o site do Banco Central.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.