Câmara aprova criação de carteira de vacinação online

1 min de leitura
Imagem de: Câmara aprova criação de carteira de vacinação online
Imagem: Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba-MG
Avatar do autor

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (29), a criação do Cartão Nacional de Vacinação Online. A ideia dos parlamentares é que as tradicionais carteiras de vacinação de papel sejam substituídas por versões digitais, que poderão ser acessadas por meio de dispositivos móveis em um aplicativo.

A matéria consta no Projeto de Lei 468/19, dos deputados Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP/RJ) e General Peternelli (PSL/SP). A partir de agora, a pauta será encaminhada para a apreciação do Senado.

O cartão digital será conectado ao sistema do Ministério da Saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia dos deputados é que a digitalização irá acelerar os atendimentos e viabilizar o Certificado Internacional de Vacinação.

Vacinação

Com o acesso à carteira de vacinação em smartphones, por exemplo, os brasileiros poderiam ser avisados das vacinas que estão faltando. O deputado Peternelli defendeu o projeto citando o caso de sua esposa, que perdeu a carteira em papel e teve que tomar novamente 12 vacinas.

“Como as crianças já trazem o CPF na certidão de nascimento, ficará fácil para os municípios controlarem o cronograma de aplicações e informar às mães de que está na hora de vacinar”, ele argumentou.

O documento digital terá informações como nome completo, filiação, data de nascimento e endereço, além dos detalhes sobre as imunizações que a pessoa já recebeu. Os próprios estabelecimentos de saúde registrarão as informações no aplicativo.

Vacinação

O projeto prevê, porém, que caso a unidade de saúde não tenha acesso à informática, o registro será feito em formulários de papel para ser enviado a outra unidade que tenha computadores.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Câmara aprova criação de carteira de vacinação online