The BRIEF

Correios autoriza retirada de Mini Envios em lockers inteligentes

Armários de autoatendimento já estão disponíveis no Rio de Janeiro e Distrito Federal

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

27/04/2021, às 12:20

Correios autoriza retirada de Mini Envios em lockers inteligentes

Fonte:  Correios 

Imagem de Correios autoriza retirada de Mini Envios em lockers inteligentes no tecmundo

Os usuários dos Correios agora possuem mais uma opção para retirada de encomendas da categoria Mini Envios. A companhia agora permite receber os pacotes de pequeno porte em lockers inteligentes, que atualmente estão disponíveis no Rio de Janeiro e Distrito Federal, mas futuramente chegarão em mais locais do Brasil.

Anunciados em outubro do ano passado, os armários de autoatendimento já podiam ser utilizados para receber encomendas Sedex e PAC sem custos adicionais para o usuário. O formato de Mini Envios é utilizado para entregas rápidas de pacotes pequenos.

Os lockers inteligentes dos Correios permitem que o usuário receba encomendas em um endereço alternativo e sem a necessidade de ter alguém para receber o pacote. A tecnologia pode ser útil para quem mora sozinho e possui uma rotina movimentada, por exemplo.

Como usar os Lockers dos Correios

Os armários inteligentes podem ser utilizados gratuitamente por usuários dos serviços da estatal brasileira. Para usufruir da novidade, o cliente precisa criar um idCorreios no site da empresa, informar o CEP do locker, que pode ser visto aqui, na hora de fechar a compra.

O usuário também precisa informar um CPF ou CNPJ na aba de "complemento" do endereço de entrega. Quando o pacote chegar no locker inteligente, o cliente será notificado com um SMS, enviado para o celular utilizado na criação do idCorreios.

Enquanto a solução garante comodidade e não possui custos adicionais, o número de lockers inteligentes disponíveis para uso ainda é limitado. A empresa conta com menos de 20 armários instalados atualmente. Confira as localizações e horário de funcionamento de cada um neste site.

Até o fim do primeiro semestre de 2021, a estatal planeja instalar mais 10 armários inteligentes no Distrito Federal, além de trazer mais 100 lockers para o Rio de Janeiro e colocar 110 equipamentos para funcionar em São Paulo. A empresa também lançou um edital de credenciamento para que mais locais recebam a tecnologia.


Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).


Fontes