CPTM e Metrô de SP agora vendem apenas Bilhete Digital QR Code

1 min de leitura
Imagem de: CPTM e Metrô de SP agora vendem apenas Bilhete Digital QR Code
Imagem: CPTM

O Governo de São Paulo adotou a venda exclusiva do bilhete digital em QR Code, o TOP, na última segunda-feira (26). A novidade já chegou em 16 estações da CPTM e no Metrô, mas possui previsão de estar presente em todas as demais até o próximo mês, substituindo o uso do antigo bilhete unitário, Edmonson. O novo modelo digital é mais seguro e prático para o usuário, além de promover uma economia de R$ 100 milhões por ano para o governo.

Mantendo o mesmo preço do antigo bilhete unitário, o TOP custa R$ 4,40 e pode ser utilizado nas catracas preparadas para a tecnologia, sinalizadas para receber o usuário, no formato impresso ou digital — utilizando a tela de um celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nas bilheterias, será possível comprar até quatro unidades por vez, que serão impressas diretamente no local e não possuem data de expiração. Contudo, para o formato impresso, recomenda-se o uso dentro de 72 horas para evitar danos ao QR Code que possivelmente podem dificultar a leitura das catracas. Alternativamente, a compra do bilhete também pode ser feita por meio do aplicativo TOP para Android e iOS.

Infográfico sobre o Bilhete Digital QR Code, o TOP. (Fonte: Bora de TOP, Governo de São Paulo / Reprodução)Infográfico sobre o Bilhete Digital QR Code, o TOP. (Fonte: Bora de TOP, Governo de São Paulo / Reprodução)Fonte:  Bora de TOP, Governo de São Paulo 

Para auxiliar na transição entre o antigo formato e o modelo digital em QR Code, os usuários poderão contar com o apoio de profissionais identificados para tirar dúvidas. Além disso, há um suporte com atendimento 24 horas por dia, funcionando durante toda a semana, por meio do WhatsApp de número (11) 3888-2200.

Usuários que ainda possuírem o bilhete unitário Edmonson poderão utilizá-lo normalmente, mesmo após o encerramento de sua comercialização. Até o momento, não há data de expiração para sua validade, que deve ser anunciada com antecedência para a população assim que for estabelecida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.