Brasil faz primeira videochamada em '5G de verdade' da América Latina

1 min de leitura
Imagem de: Brasil faz primeira videochamada em '5G de verdade' da América Latina
Avatar do autor

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, realizaram na manhã desta sexta-feira (9) a primeira videochamada com 5G "de verdade"da América Latina.

A ligação foi realizada no formato standalone e de ponta-a-ponta, ou seja, a partir de uma rede totalmente nova e dedicada somente ao tráfego de dados da próxima geração de conectividade móvel.

Confira:

A finlandesa Nokia foi a empresa que colaborou nos testes para a primeira ligação. Faria estava na sede nacional da marca, em São Paulo, enquanto Bolsonaro atendeu a videochamada no Palácio do Planalto, em Brasília. O ministro ainda mostrou um exemplo de antena 5G da marca, que é menor e mais econômica que os equipamentos atuais.

O 5G ainda não tem data para ser implementado no país, mas o edital para o leilão de frequências foi recentemente aprovado pelo conselho da Anatel e a promessa do ministro é implementar ao menos 20 pontos de conexão em 2021. Outras fabricantes de equipamentos devem realizar demonstrações similares junto ao governo em breve.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Brasil faz primeira videochamada em '5G de verdade' da América Latina