Após 6 dias, navio encalhado no Canal de Suez volta a navegar

1 min de leitura
Imagem de: Após 6 dias, navio encalhado no Canal de Suez volta a navegar
Imagem: Suez Canal/Reprodução
Avatar do autor

O Ever Given, navio cargueiro que bloqueou o Canal de Suez na última semana desencalhou por volta das 10h30, desta segunda-feira (29). O meganavio bloqueou a passagem, que é a principal ligação marítima da Europa com a Ásia, por seis dias.

A Autoridade do Canal de Suez já havia afirmado de manhã que a navegação do Ever Given seria retomada ainda hoje e que o navio seria encaminhado para uma inspeção técnica. O responsável pela administração do canal afirmou que o procedimento é padrão e que o navio não apresenta danos.

A operação para desencalhar o navio começou logo cedo, quando o navio foi movido de quatro para 104 metros da margem. A maré alta seria essencial para terminar as manobras, já que ajudaria a posicionar o navio no meio da hidrovia navegável “naturalmente”.

Até o momento, há mais de 400 embarcações à espera para passar pela região. No entanto, o presidente da Autoridade do Canal de Suez, Osama Rabie, afirma que serão necessários pelo menos três dias para que todos os navios consigam atravessar o canal após a liberação. Já a Maersk, maior empresa de transporte de contêineres do mundo, acredita que o prazo pode levar mais de seis dias para que todos passem.

canal de suezFoto desta manhã, quando o navio já estava sendo movido (Planet Labs/Reprodução)

Relembre o caso

navio encalhou na manhã da última terça-feira (23) após a chegada de uma forte tempestade de areia, que impossibilitou a visão. Com 400 metros de comprimento, 220 mil toneladas e parado na diagonal, o cargueiro bloqueou a passagem de umas das rotas mais movimentadas do mundo. Estima-se que passam cerca de 12% de todo o comércio global na região.

Segundo empresas especializadas em comércio marítimo, as perdas econômicas resultantes do ocorrido passam de R$ 300 bilhões. O canal oferece o caminho mais curto entre os dois continentes e o outro caminho alternativo aumentaria o trajeto em pelo menos duas semanas.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Após 6 dias, navio encalhado no Canal de Suez volta a navegar