PIX pode se tornar uma 'Identidade Digital', diz presidente do BC

1 min de leitura
Imagem de: PIX pode se tornar uma 'Identidade Digital', diz presidente do BC
Imagem: Forbes Brasil/Facebook

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, afirmou na quarta-feira (24), durante o evento virtual Banco de Compensações Internacionais, que o sistema do PIX, meio de pagamento eletrônico brasileiro, poderia evoluir futuramente para se tornar uma identidade digital dos cidadãos.

Falando em um contexto de inovações tecnológicas, o chefe da maior autoridade monetária do País declarou: "Achamos que a chave usada no PIX pode ser desenvolvida em uma identidade digital no futuro. Tudo da sua vida no dia a dia vai estar conectado ao PIX".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil/ReproduçãoFonte: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil/ReproduçãoFonte:  Marcelo Casal Jr/Agência Brasil 

Tão fácil de usar quanto o WhatsApp

Para embasar suas expectativas, Campos Neto lembrou que os dados mostram que 7% da população brasileira já utilizou o PIX, embora a ferramenta só esteja disponível há pouco mais de três meses. A previsão é parte de uma estratégia do BC para ampliar os serviços oferecidos pelo governo na plataforma digital, como pagamento de impostos e serviços públicos, hoje já disponíveis no PIX.

O presidente do banco dos bancos fez questão de destacar que, nesta semana, o serviço de pagamentos ganhou a funcionalidade de leitura das informações da agenda de telefone, mediante autorização do usuário, o que torna usar o PIX “tão fácil”, segundo Campos Neto, quanto se comunicar pelo WhatsApp.

Esses progressos só se tornaram possíveis, afirma Campos Neto, pela convergência entre mensagens de texto, que as pessoas usam para se comunicar, e conteúdo, que impulsiona o desenvolvimento dos instrumentos de pagamento. Para ele, “após o PIX, muitos novos modelos de negócios estão nascendo".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.