Semana do Consumidor: benefícios mais esperados pelos clientes em 2021

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Semana do Consumidor, que tem início no dia 15 de março, é considerada um dos maiores eventos do varejo e, portanto, uma ótima oportunidade para comerciantes e lojistas impulsionarem suas vendas. No entanto, com o crescimento da concorrência, sobretudo no e-commerce, é preciso adotar estratégias para atrair a atenção de clientes em potencial. Pensando nisso, identificamos quais facilidades os consumidores esperam encontrar em 2021.

Afinal, é essencial que o comércio conheça e entenda as preferências e expectativas do mercado consumidor. Isso porque, se estiverem alinhados, ambos os lados saem ganhando: os consumidores vão encontrar as ofertas que procuram e os vendedores terão sucesso nas vendas. 

Semana do Consumidor e o varejo

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Também conhecida como “Black Friday do primeiro trimestre”, a Semana do Consumidor apresentou uma popularidade crescente ao longo dos anos. Embora sua importância econômica seja flagrante, decidimos ilustrar com números. 

Segundo dados da consultoria Ebit l Nielsen, em 2019, o evento gerou um faturamento superior a R$ 1 bilhão para o varejo brasileiro. Conforme um estudo da Social Miner, no mesmo ano, foi alcançado um volume de vendas 81% maior do que a média registrada durante o primeiro bimestre. O relatório ainda indicou que o ticket médio geral, isto é, o valor médio de vendas por clientes, atingiu R$ 475,56. Em categorias como Eletrônicos, Eletrodomésticos e Hotéis, o valor disparou, alcançando R$ 1.000.

Apesar da crise fomentada pela pandemia de covid-19, o e-commerce brasileiro apresentou bons resultados em 2020, o que deve se manter em 2021. Conforme uma previsão da Ebit l Nielsen, as vendas online vão crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões — o que é uma ótima notícia para lojas online e marketplaces.

Benefícios mais esperados pelo consumidor

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Destacada a importância do evento para o varejo brasileiro, vamos ao que realmente interessa: quais vantagens o consumidor espera encontrar nas ofertas de 2021?

Em uma análise feita pelo TecMundo, a vantagem mais buscada é o frete grátis, que ocupa o primeiro lugar com 53%. Logo em seguida, estão as condições especiais de pagamento, com 15%. O terceiro lugar é ocupado pelos pontos extras em programas de fidelidade, que apresentam 12% de popularidade. Por fim, a última colocação é dividida entre cashback e seguro ou garantia estendida, ambos com apenas 0,7%.

Estratégias para turbinar as vendas

Os dados acima indicam que os anúncios mais eficazes oferecem frete grátis, entre outras vantagens. No entanto, as ofertas que acompanham esses benefícios são inúmeras. Por esse motivo, não basta apoiar-se em uma única dica para se destacar no mercado: é preciso unir estratégias. 

1. Selecione produtos em alta

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O primeiro passo para ter um desempenho acima da média é mapear os produtos mais buscados pelo consumidor e focar neles. Isso significa reforçar o estoque e dar uma atenção especial a esses produtos tanto na hora de divulgá-los quanto na hora de fixar os descontos. 

De acordo com uma pesquisa do TecMundo, as categorias que mais tiveram retorno em 2020 foram:

  • Beleza (41,0%);
  • Multicategoria (24,5%);>
  • Eletrônicos e Informática (22,5%).
  • Moda e acessórios (12,0%).

2. Capriche nos descontos

Valorize a atenção e o tempo do consumidor, oferecendo promoções que sejam realmente vantajosas. Entre as ações que podem otimizar a performance do site, está a criação de descontos progressivos e kits de mercadorias para elevar o ticket médio das compras. Além disso, evite a todo custo anúncios “clickbait”— que prometem, mas não cumprem. 

3. Use frases chamativas

Em consonância com a última dica, não é preciso criar anúncios mentirosos para atrair o público. Abuse da criatividade e do bom humor para elaborar frases cativantes e persuasivas. Afinal, elas são a porta de entrada para a sua loja virtual. Outra dica interessante é dar a devida atenção às ofertas com atenção, garantindo que elas sejam claras e informativas.

4. Invista na divulgação

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A concorrência entre as lojas virtuais já é alta, mas, durante eventos comerciais — como a Semana do Consumidor— ela dispara. Portanto, não espere que o público simplesmente encontre os seus produtos. É necessário investir em divulgação. Para tanto, utilize as redes sociais e aproveite o potencial de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads.

5. Priorize a experiência do cliente

Vale lembrar que esta é uma oportunidade não apenas de impulsionar as vendas, mas de fidelizar clientes, criando um relacionamento duradouro. Para isso, a experiência no seu site deve ser notável. Isso vale para todas as etapas da compra, inclusive durante o suporte após a sua realização.

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