Como vender mais no Dia do Consumidor?

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O Dia do Consumidor tem ganhado cada vez mais relevância no mercado nacional, chegando a ser apontado como a "Black Friday do primeiro semestre" devido às promoções e aos descontos nos mais variados itens principalmente nas lojas online.

Comemorada em 15 de março desde 1983, a data foi inspirada no discurso do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy, proferido em 1962, no qual ressaltou as conquistas dos consumidores, como direito à informação, à segurança e a serem ouvidos.

Devido ao crescimento do evento, o comércio passou a ter uma semana inteira de promoções, com as ofertas não ficando mais restritas a um dia. É uma grande oportunidade para os lojistas aumentarem as vendas, especialmente pela internet, em decorrência das restrições provocadas pela pandemia.

As promoções do Dia do Consumidor fazem sucesso entre os internautas.Promoções do Dia do Consumidor fazem sucesso entre os internautas.Fonte:  Pixabay 

Como aproveitar a data para melhorar os lucros? Saiba como vender mais no Dia do Consumidor conferindo as dicas a seguir.

Prepare-se para o evento

Uma pesquisa feita pela Social Miner em 2020 mostrou que a data é bastante difundida no Brasil, sendo conhecida por 64,1% dos internautas. Assim, investir na divulgação das promoções pode ajudar a atrair a parcela de consumidores que ainda desconhece o evento.

Vale usar ferramentas como o WhatsApp, e-mail, redes sociais e SMS para informar ao público que a data está se aproximando e sua loja terá ações exclusivas durante a Semana do Consumidor. Pode até ser interessante investir em anúncios pagos no Facebook e no Instagram.

Anunciar os descontos é sempre uma forma de atrair os compradores.Anunciar descontos é sempre uma forma de atrair os compradores.Fonte:  Pixabay 

Se você quer atrair um número maior de clientes, é necessário pensar na infraestrutura de tecnologia do e-commerce, evitando problemas como instabilidade durante os picos de acesso e dificuldade para finalizar a compra. Assim, é possível oferecer uma experiência positiva aos compradores, diminuindo as chances de desistência.

Preparar o estoque para atender ao aumento da demanda no período é outro ponto fundamental. Nesse quesito, é importante analisar o histórico de vendas em eventos semelhantes para ter uma previsão mais realista e compatível com suas necessidades.

Outras dicas para aumentar as vendas

Veja mais dicas para vender bem na Semana do Consumidor.

Descubra as tendências do mercado

Entre os produtos que você comercializa, destaque nas ofertas aqueles com maior demanda, para atrair os consumidores.

Ofereça descontos imperdíveis

Preço baixo é o que todo mundo procura em datas como essa, portanto aposte em boas promoções para os produtos em tendência, mas sem enganar os compradores com falsas ofertas.

Distribua benefícios

Além dos preços reduzidos, outros benefícios ajudam a atrair compradores. Entre eles, vale destacar frete grátis, cashback (dinheiro de volta), cupons e brindes, lembrando que as promoções também devem ser vantajosas para o negócio.

Os descontos devem ser atrativos e reais.Descontos devem ser atrativos e reais.Fonte:  Pixabay 

Tenha opções variadas de pagamento e entrega

Muitos compradores preferem pagar com cartão, à vista ou parcelado, enquanto outros optam pela transferência bancária. Há ainda quem não dispense o velho boleto. Quanto à entrega, alguns têm preferido retirar o produto na própria loja, em vez de aguardar a chegada em casa.

Oferecer a maior quantidade possível de opções como essas pode favorecer sua loja.

Fidelize os clientes

Por fim, não se esqueça do pós-venda. Fazer pesquisas de satisfação, facilitar troca e devolução, dependendo do caso, são ações que melhoram a experiência de compra e podem garantir o retorno de um cliente satisfeito.

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