Como saber se uma oferta é real na Black Friday?

2 min de leitura
Imagem de: Como saber se uma oferta é real na Black Friday?
Imagem: Freepik

A Black Friday está chegando e com ela cresce a expectativa pelas promoções deste período. Porém, na mesma medida aumenta também o número de ofertas enganadoras e pessoas que tentam se aproveitar da demanda reprimida que antecede os meses de novembro e dezembro.

Para ajudar aqueles que estão se programando para gastar na Black Friday, resolvemos listar algumas informações importantes na hora de fazer as compras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O principal ponto aqui é como saber se uma oferta é real na Black Friday – uma preocupação genuína dada a quantidade de golpes na internet. Portanto, confira as dicas a seguir e se prepare para encher o carrinho!

1 - Utilize comparadores de preços

Essas ferramentas permitem que você saiba o preço do produto em outras lojas.Essas ferramentas permitem que você saiba o preço do produto em outras lojas.Fonte:  Freepik 

Durante as ofertas Black Friday, é normal aparecerem promoções surpreendentes. Nessas situações, muitos acabam comprando por impulso e sem saber se o preço daquele produto está realmente baixo.

Para driblar esse problema, a dica é utilizar sites comparadores de preço. Eles servem como ferramentas que mostram quanto aquele item custa em outras lojas. O Comparador TecMundo, por exemplo, dispõe de um sistema completo para uma compra realmente imperdível.

Desconfie de preços muito abaixo do normal

Como diz o ditado: "O barato sai caro”. Uma promoção pode ser nada mais do que uma forma de atrair consumidores desavisados para uma armadilha – e isso não é nada bom. Dessa forma, se o preço estiver muito abaixo do normal, recomendamos analisar se a venda não se trata de um golpe da Black Friday.

2 - Verifique se o site é verdadeiro

Cuidado! Você pode estar acessando um site falso!Cuidado! Você pode estar acessando um site falso!Fonte:  Freepika 

Embora todo consumidor tenha direitos na hora da compra, não é nada bom cair em golpes de forma desnecessária. Uma forma de evitar isso é verificar se o site da oferta é verdadeiro. Você pode fazer isso através dos seguintes métodos:

  • Confira se o site possui uma conexão segura olhando na barra de endereço pela presença do ícone do cadeado e o “HTTPSantes do “WWW”. Esses são indicativos de que os dados fornecidos para o site são criptografados;
  • Analise atentamente o endereço do site e veja se, por acaso, você não acessou uma “cópia” da loja que você queria visitar. É normal os criminosos mudarem algumas letras de grandes marcas apenas para enganar os consumidores;
  • Por fim, verifique a existência de inconsistências nas mensagens do site, como diferenças de preços ou erros de ortografia. Esses são indícios de que o site pode não ser verdadeiro.

3 - Compre em lojas confiáveis

Lojas confiáveis não vão divulgar promoções falsas.Lojas confiáveis não vão divulgar promoções falsas.Fonte:  Freepik 

Você pode evitar muitos problemas simplesmente comprando em lojas que já sejam consideradas confiáveis. Para saber quais são elas, você pode visitar sites como o Reclame Aqui, que trazem um histórico de reclamações e um perfil detalhado dos principais e-commerces da internet.

Lojas bem conhecidas e que utilizam estratégias de divulgação na Black Friday não vão hospedar promoções enganosas. Escolher esses lugares é uma forma de garantir que a compra vai ser tranquila, sem problemas de ofertas mentirosas.

Aproveite a Black Friday sem dores de cabeça

Algumas categorias fazem mais sucesso nesse período de ofertas.Algumas categorias fazem mais sucesso nesse período de ofertas.Fonte:  Freepik 

A verdade é que hoje você pode comprar absolutamente tudo na internet. No entanto, alguns produtos costumam aparecer com mais frequência nesse período. 

Estamos falando de itens como notebooks, smartphones, eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos e livros. Se você se interessa por uma dessas categorias, certamente vai fazer a festa!

E então, gostou do conteúdo? Lembre-se de seguir as dicas deste artigo para descobrir se a oferta é real ou fake. Afinal, nós do TecMundo desejamos que suas compras durante a Black Friday sejam seguras!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.