Como fazer compras online com segurança no Dia do Consumidor?

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer compras online com segurança no Dia do Consumidor?
Imagem: jannoon028/Freepik

Dia do Consumidor 2021 está chegando: em 15 de março, lojas de todo o Brasil farão uma série de promoções em produtos das mais diversas categorias em comemoração à data, que envolve ainda reflexões sobre o direito dos clientes e as responsabilidades de comerciantes.

Porém, assim como em outras datas de descontos, como é o caso da Black Friday, você precisa tomar uma série de cuidados básicos para não estragar a festa do Dia do Consumidor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com pequenas atitudes e atenção antes de fechar um pedido, é possível evitar dores de cabeça que podem ir desde fraudes de lojas que não entregam o produto adquirido até golpes bancários com dados roubados.

Confira a seguir algumas dicas para comprar online com segurança e aproveite o Dia do Consumidor!

1. Fique com quem já conhece

Leve sempre em consideração se o site acessado é confiável ou se já foi usado para compras anteriormente. Se o preço for similar em vários estabelecimentos, prefira aquela loja já conhecida, em que você já realizou compras anteriormente.

2. Use apenas canais oficiais

Cupons distribuídos via links em redes sociais ou enviados por contatos no WhatsApp são formas clássicas de golpes virtuais para roubar dados ou cadastrar o usuário em serviços de assinatura.

Em datas específicas de promoções como o Dia do Consumidor, isso tende a se intensificar, portanto o cuidado deve ser redobrado.

Evite clicar em cupons e links suspeitos.Evite clicar em cupons e links suspeitos.Fonte:  Kaspersky 

Mesmo que o contato seja de confiança, evite clicar em mensagens suspeitas enviadas por esses canais. Faça compras online somente por canais mais seguros, como o aplicativo específico de uma loja para dispositivos móveis ou o acesso ao site via navegador.

3. Confira os comentários

Depois de escolher a loja e o produto, confira os comentários de quem já adquiriu a mesma coisa anteriormente. Esse passo é importante por dois motivos: primeiro você confere se o vendedor cumpre o prometido e realiza a entrega no prazo e de forma confiável.

Exemplo de comentário que confirma a qualidade (ou não) de um produto.Exemplo de comentário que confirma a qualidade (ou não) de um produto.Fonte:  Amazon 

Além disso, pode encontrar nessas avaliações sinceras alguns detalhes sobre tamanho e qualidade do item, além de fotos sobre o estado de conservação.

4. Procure informações sobre o site

Encontrou o melhor preço em uma loja um tanto quanto desconhecida? Você pode tirar as dúvidas sobre a credibilidade dela com uma rápida pesquisa dentro e fora do site.

Na própria página do estabelecimento, busque informações básicas, como detalhes sobre os donos, endereço fiscal, dados coletados, métodos de pagamento disponíveis e políticas de envio e devolução.

Além disso, jogue o nome do serviço em um buscador para pesquisar eventuais denúncias — o Reclame Aqui ou a página da loja em redes sociais também podem conter eventuais problemas de logística ou até detalhes sobre golpes.

5. Busque certificados de qualidade

Verifique também se a loja cumpre alguns requisitos técnicos básicos de segurança digital: a página deve estar no protocolo HTTPS, por exemplo.

O ícone de cadeado ao lado da barra de endereços fornece algumas informações.O ícone de cadeado ao lado da barra de endereços fornece algumas informações.Fonte:  TecMundo 

Esses certificados apenas garantam que a conexão com o site seja feita de forma criptografada, mas já é uma forma de garantir o sigilo de suas informações durante o Dia do Consumidor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.