Ordem no Facebook é causar dor à Apple, na briga da privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Ordem no Facebook é causar dor à Apple, na briga da privacidade
Imagem: Guillem Casasus
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O “barraco” mundial protagonizado pela Apple e o Facebook nos últimos meses parece ter atingido seu ponto de ebulição com a questão polêmica da privacidade, na qual a Maçã não abre mão do novo recurso App Tracking Transparency (ATT) do iOS, levando Mark Zuckerberg a conclamar os membros da sua equipe a “infligir dor na Apple” segundo reportagem de sábado (13) do Wall Street Journal.

O recurso ATT, já presente na versão beta do iOS 14.5, exige que todos os aplicativos peçam permissão dos usuários para poderem rastreá-los tanto em sites como nos próprios apps. A tensão já levou o Facebook a publicar anúncios de página inteira em jornais americanos, criticando abertamente a Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Facbook prepara há meses um processo antitruste contra a Apple (Fonte: Andrew Harrer/Bloomberg/Getty Images/Reprodução)Facbook prepara há meses um processo antitruste contra a Apple (Fonte: Andrew Harrer/Bloomberg/Getty Images/Reprodução)Fonte:  Andrew Harrer/Bloomberg/Getty Images 

Denúncias e processos

A coisa ficou tão tensa, que os CEO’s das duas gigantes já estiveram a um passo de “sair no braço”, embora um porta-voz do Facebook tenha refutado a ideia de briga pessoal junto ao jornal americano. O que está em jogo, segundo o membro da empresa de Menlo Park, é o próprio “futuro da internet gratuita”.

Basicamente, o Facebook afirma que essa história de proteger a privacidade de usuários é uma hipocrisia da Apple, uma vez que seus recursos de privacidade “não visam preservar a privacidade do usuário, mas sim aumentar o lucro [da própria Apple]”. E garante que o Facebook se juntará a outras empresas para denunciar esse “comportamento preferencial e anticompetitivo”.

No momento, o Facebook está acatando as mudança na política de privacidade da Apple em relação ao rastreamento de anúncios. Nos bastidores, no entanto, além da “incitação à dor”, a megarrede social está preparando um processo antitruste contra a a empresa de Cupertino, para denunciar supostos abusos nas regras da App Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.