Quem é Andy Jassy, o substituto de Jeff Bezos na chefia da Amazon?

1 min de leitura
Imagem de: Quem é Andy Jassy, o substituto de Jeff Bezos na chefia da Amazon?
Imagem: Wall Street Journal

Não muito conhecido na mídia, o norte-americano Andy Jassy já era visto como um dos favoritos para substituir Jeff Bezos, CEO da Amazon, quando este anunciou que se afastaria do cargo na última terça-feira (2). Além de ser considerado um homem de confiança do chefe, Jassy comanda a Amazon Web Services (AWS), área que trouxe a maior fatia do lucro da empresa em 2020: US$ 13,5 bilhões (R$ 73,3 bilhões).

Jassy é “cria” da Amazon: dos seus 53 anos de vida, dedicou 24 foram à empresa, na qual chegou apenas três anos após a fundação. Em um podcast da escola de negócios, em setembro passado, ele revelou: "fiz minha última prova na Harvard Business School na primeira sexta-feira de maio de 1997 e comecei na Amazon na segunda-feira seguinte".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda sem saber qual seria o seu cargo, Jassy foi para o marketing, trabalhando como gerente e assistente técnico de Bezos. Os dois tiveram, em 2003, uma ideia brilhante: criar a plataforma de computação em nuvem que se transformaria, três anos depois, na AWS. Em 2016, Jassy foi nomeado CEO dessa divisão.

Andy Jassy fora da Amazon

Fonte: Andy Jassy/Twitter/ReproduçãoFonte: Andy Jassy/Twitter/ReproduçãoFonte:  Andy Jassy/Twitter 

O futuro CEO da Amazon se define no Twitter como "casado, pai de dois filhos, grande fã de esportes/música/filmes, comedor experiente de buffalo wings (asinha de frango apimentada)". Diferente de Bezos, Jassy usa sua rede social para opinar sobre questões importantes. E não é de ficar “em cima do muro”.

Ela usou abertamente seu perfil para apoiar o movimento Black Lives Matter e as causas LGBTQ, além de ser defensor de uma reforma das leis americanas de imigração. Por outro lado, foi criticado por ativistas por igualmente defender a venda de software de reconhecimento facial da Amazon (o Rekognition) para a polícia e governos estrangeiros.

Jassy assumirá a cadeira de Bezos quando este se tornar presidente do conselho de administração da Amazon, no terceiro trimestre de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.